Aapecan celebra 20 anos de acolhimento e apoio a pessoas com câncer no Rio Grande do Sul

Aapecan celebra 20 anos de acolhimento e apoio a pessoas com câncer no Rio Grande do Sul

Foto: Mateus Ferreira

Somente a unidade de Aapecan em Santa Maria realizou em 2024 mais de 20 mil atendimentos

Há duas décadas, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) vem transformando vidas no Rio Grande do Sul. Fundada no dia 5 de março de 2005, por um grupo de amigos em Caxias do Sul, a instituição nasceu com a missão de oferecer suporte gratuito a pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade, proporcionando assistência social, apoio psicológico e hospedagem para aqueles que necessitam de tratamento longe de casa.


​  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Atualmente, a Aapecan conta com 15 unidades espalhadas pelo Estado, sendo 11 delas na modalidade de casas de apoio, onde milhares de usuários recebem atendimento humanizado e dignidade em um momento desafiador. Em 20 anos de história, a associação já atendeu mais de 31 mil pessoas, reforçando seu compromisso com a solidariedade e o bem-estar dos assistidos.


Uma trajetória de acolhimento e esperança


Para muitos pacientes, a Aapecan se tornou um verdadeiro porto seguro. Maristane Ferreira Pavão, 48 anos, está na unidade há apenas 18 dias. Ela é natural de Itacurubi, e está em Santa Maria para tratar um câncer de mama. Ela já sente a instituição como uma família: 

– Tenho uma enorme gratidão por esse espaço existir, por essas pessoas existirem. Aqui tive acolhimento, aconchego e carinho. A vida muda após o diagnóstico do câncer, e é nesse momento que precisamos de um local como este.


A assistente social da Aapecan, Andressa Moreira, que também é voluntária e contribui mensalmente com a associação, descreve o sentimento de gratidão ao participar dessa trajetória:


- Ver os usuários que passaram por aqui, as famílias que tiveram a esperança renovada, é gratificante demais. Aqui, a gente leva um sorriso, um abraço, acolhimento e esperança. A comunidade acreditou na Aapecan lá em 2005, e isso nos permitiu chegar aos 20 anos. Então, que possamos comemorar muitos anos de trabalho e dedicação - afirma.


Expansão e impacto social


Ao longo dos anos, a Aapecan ampliou suas atividades, promovendo campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, além de mobilizações solidárias para garantir atendimento a um número cada vez maior de pessoas. Apenas em 2024, a unidade de Santa Maria realizou 21.586 atendimentos, ofereceu 2.452 hospedagens para pacientes e acompanhantes, garantiu 3.411 deslocamentos até o hospital e serviu 7.620 refeições.


No Estado, a associação tem, atualmente, 6.440 usuários cadastrados, sendo que mais de 3,4 mil já passaram pela unidade de Santa Maria. Hoje, essa unidade conta com mais de 360 usuários ativos.



Como contribuir com a causa


Para continuar sua missão de acolhimento e apoio a pessoas com câncer, a Aapecan depende da solidariedade da comunidade. Doações, trabalho voluntário e participação em eventos são algumas das formas de ajudar a instituição a seguir promovendo um atendimento digno e humanizado.


Mais informações sobre como apoiar a Aapecan podem ser encontradas no site www.aapecan.com.br ou diretamente em uma das unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

[email protected]

Ponte na BR-290 sobre o Arroio Lajeadinho será bloqueada neste domingo; saiba mais Anterior

Ponte na BR-290 sobre o Arroio Lajeadinho será bloqueada neste domingo; saiba mais

Mais dois municípios da Região Central têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal Próximo

Mais dois municípios da Região Central têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Diário de Santa Maria