Quantos votos precisam Decimo e Valdeci para vencer a eleição

Quantos votos precisam Decimo e Valdeci para vencer a eleição

Foto: Beto Albert (Diário)

Na avaliação simples e tendo como base 2020, em que Jorge Pozzobom e Sérgio Cechin, os finalistas de então, fizeram juntos 125,5 mil votos, quem obtiver 63 mil ganha o pleito, agora. Isso ou, mais realisticamente e tendo como base 6 de outubro recém-passado, 65 mil, se o total forem os mais de 129 mil que compareceram às urnas no primeiro turno de 2024.

 
Num cálculo grosseiro, Valdeci Oliveira, que chegou em primeiro no turno inicial, com 58,5 mil votos, precisaria mais 6,5 mil, enquanto seu adversário, Rodrigo Decimo, necessitará perto de 28 mil votos, para chegar aos mesmos 65 mil.

 

​ ​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Sim, é número demais, dirá o leitor. Sem falar nas questões ideológicas em que a liderança de direita fechou com o tucano e a de esquerda com o petista, e desconhecer a neutralidade centro-esquerdista do PDT.

 
Se liderado de quaisquer líderes (Roberta Leitão, Paulo Burmann, Beto Fantinel e Giuseppe Riesgo, no caso) não for passear ou desobedecer à ordem dos líderes, ok, é assim mesmo, e a cobra já foi fumada. Mas, e é assim?

 
Este instante preciso é aquele em que a estratégia de campanha para conquistar o Centro Administrativo Municipal se faz, mais que presente, fundamental aos objetivos dos dois contendores finalistas.

 
Diante disso, e com base no trololó eletrônico e nas manifestações pelas redes sociais (estas, invariavelmente, mais incisivas) é possível mapear o que cada lado está a tentar incrustrar na mente do eleitor.

 
Assim é que, por exemplo, Rodrigo Decimo, numericamente o desafiante, não tem exatamente valorizado os votos dos aliados de direita. Porque, provavelmente, tem pesquisas internas que o desobriga de fazer isso e, portanto, é um voto que virá naturalmente.

 
O tucano tem preferido martelar supostos problemas legais do oponente e enfatizar sua própria trajetória, além de lembrar bons feitos do governo do qual faz parte, com ênfase especial para a Educação, de onde vem sua vice, Lucia Madruga.

 
Já Valdeci Oliveira, ao lado da boa relação que mantém no Governo Federal, relembrando os recursos obtidos junto à gestão Lula, nos primeiros mandatos conquistados, e a presença de Paulo Pimenta, “embaixador dos interesses de Santa Maria em Brasília”, não descuida de enfatizar a presença do seu vice, José Farret, com dois mandatos de prefeito e outros dois de vice.

 
Isso, ao lado de respostas pontuais e lembranças sobre o que considera problemas do governo do qual seu rival é vice, têm dado conta da tentativa de obter os 6,5 mil votos de que precisa para, mantendo os que já conquistou, alcançar a vitória.

 
É isso, ao faltar uma semana de campanha. Quem apresenta a melhor e mais eficiente estratégia? Em oito dias se saberá.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

O “jus sperniandi” do PDT pela vereadora Luci Duartes Anterior

O “jus sperniandi” do PDT pela vereadora Luci Duartes

Tucano Lorenzo Mazzine Pichinin é o Fabiano ou o Harrisson deste pleito Próximo

Tucano Lorenzo Mazzine Pichinin é o Fabiano ou o Harrisson deste pleito