Uma folgada maioria pró-Decimo no parlamento

Uma folgada maioria pró-Decimo no parlamento

Foto: Beto Albert (Diário)

Que ninguém duvide: já começaram as articulações na Câmara visando ao que virá a partir de 1º de janeiro. Entre as questões em debate, uma sobressai, mesmo antes dos conchavos em torno da nova direção da Casa. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Qual? O comportamento que será a norma entre os 21 edis e o novo comando do Executivo.

 
De pronto, o prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e sua vice, Lúcia Madruga (PP), podem festejar uma circunstância pra lá de favorável na sua relação com o parlamento. Diferente de Jorge Pozzobom, que, negociando ou não, eventualmente precisou contar com votos da esquerda (leia-se PT e PC do B), por conta de uma oposição clara à direita, o tucano que assume dentro de aproximadamente dois meses, a rigor, tem apenas sete edis na oposição, quem sabe oito.

 
Além dos cinco eleitos pela Federação Brasil da Esperança, os petistas Valdir Oliveira, Marina Callegaro, Helen Cabral e Sidinei Pereira, e o comunista do B Werner Rempel, estão na lista de oposicionistas o unionista Marcelo Bisogno e a psolista Alice Carvalho. A incógnita seria Luiz Fernando Cuozzo Lemos, eleito pelo “neutro” PDT, mas que tenderia a também compor com os adversários do governo.

 
Todos os demais eleitos em 6 de outubro fecharam com o bonde tucano/pepista no segundo turno. Além dos tucanos Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin e dos pepistas Sérgio Cechin e Luiz Carlos Fort, os vitoriosos puderam contar com os liberais Tubias Calil e João Ricardo Vargas, os republicanos Alexandre Pinzon Vargas e Guilherme Badke, o podemista Tony Oliveira, os emedebistas Rudys Rodrigues e Adelar Vargas, e o novista Luiz Meneghetti.

 
Resumo da ópera: se fizer bem o jogo político, o que implica inclusive ceder espaços no governo, Decimo poderá contar com até dois terços da Câmara. Pelo menos para começar o mandato. Nada mal.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pablo Pacheco, nome forte no futuro governo municipal Anterior

Pablo Pacheco, nome forte no futuro governo municipal

Decimo terá de abrir governo, se atender aliados do segundo turno Próximo

Decimo terá de abrir governo, se atender aliados do segundo turno