Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)
A tendência é que, quando estiverem faltando apenas 11 dias para começar o ano eleitoral de 2024, Santa Maria conheça seu sétimo* pré-candidato oficioso ou oficial ao comando do Centro Administrativo Municipal.
Pois é, na noite de 20 deste mês, acontece no CPF Piá do Sul, o “Encontro Regional Centro do PDT”. Na ocasião, Paulo Burmann será ungido como o nome do pedetismo para concorrer à prefeitura. É uma vontade do partido local e uma imposição da sigla em termos estaduais e nacional.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Isso ficou claro na reunião que juntou, no último sábado, na capital (2), graúdos militantes dos Estados do Sul e dirigentes nacionais da agremiação fundada por Leonel Brizola. Burmann esteve lá, acompanhado de pelo menos quatro militantes locais, a vereadora Luci Duartes, o suplente Luiz Fernando Cuozzo, o líder comunitário Leonel Pacheco (do Bairro Santa Marta, na Zona Oeste) e Marionaldo Ferreira.
Considerado o homem da Educação no PDT em nível estadual, o ex-reitor da UFSM chegou a coordenar painel na mesa principal do evento, inclusive fazendo a defesa da federalização do setor educacional e o retorno dos CIEPs, modelo de escola proposto desde os tempos de Brizola.
Imagina-se, inclusive, que seja este o carro-chefe da campanha municipal de Burmann, que preside o PDT e terá, também, a incumbência de buscar alianças capazes de fortalecer sua pretensão, com uma visão de centro-esquerda. Talvez a única forma de, no primeiro turno ao menos, diferenciar-se do PT, potencial aliado no segundo turno.
A prevalecer o interesse nacional e estadual, o objetivo será mesmo coligar-se, no pleito majoritário, com o PSB. Mas isso será tema exatamente para imediatamente após a indicação oficial partidária. Para isso, a aposta é toda num grande evento pedetista no dia 20. Foram convidados e confirmaram sua presença, além do presidente estadual Romildo Bolzan Júnior, os deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos, os estaduais Airton Artus e Gerson Burmann. E Juliana Brizola, presidente Nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).
*Os outros nomes colocados na disputa para a prefeitura de Santa Maria em 2024, até aqui, oficiosa ou oficialmente, são Beto Fantinel, do MDB: Ewerton Falk, do PL; Giuseppe Riesgo, do (ao menos por enquanto) Novo, Rodrigo Decimo, a caminho do PSDB; Tony Oliveira, do Podemos; e Valdeci Oliveira, do PT. Este último, aliás, é o único com chapa completa, apresentando o médico e ex-prefeito José Farret, do União Brasil, como o pré-candidato a vice.