Fotos reprodução
No Whats, círculo mostra a nova inteligência artificial, que faz pesquisas. Respostas sobre o Arroio Cadena chamam a atenção
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, incluiu um sistema de pesquisas com inteligência artificial no seu aplicativo de mensagens. Quem tem Whats percebeu isso por meio do círculo colorido e a mensagem indicando que, agora, é possível pesquisar tudo direto no Whats. Na realidade, é uma estratégia da Meta para rivalizar com o Google, pois se der certo, as pessoas deixariam de sair do Whats para fazer pesquisas no famoso site de buscas. Ou seja, ficariam 100% do tempo no aplicativo de mensagens da Meta e deixariam de usar o concorrente. E isso significa uma guerra de bilhões de dólares, pois é por meio das pesquisas, de informações coletadas dos usuários e dos links patrocinados que o Google tem faturamento bilionário.
Estado contratará 2.052 temporários com salários até R$ 10,8 mil; veja cargos
Um blog local resolveu fazer um teste para ver se a inteligência artificial do Whats é mesmo inteligente ou precisa aprender mais um pouco. Os colegas desse blog pediram uma foto do Arroio Cadena, e a surpresa foi que a inteligência artificial respondeu por meio de mensagem enviada no próprio Whats com uma imagem de um rio bem límpido. Eu resolvi fazer também essa mesma pesquisa para testar, e o resultado foi semelhante. Em vez de enviar uma foto real do Arroio Cadena, o Whats mandou imagens que parecem de um banco de dados de fotos, ou até geradas artificialmente – mas todas de locais que não são o Arroio Cadena.
Ao perguntar se o Cadena é um ponto turístico de Santa Maria, a inteligência artificial respondeu que sim e fez um texto longo. Questionada se o arroio é poluído, a resposta foi de que “infelizmente, é poluído”.
Esse simples exemplo indica que as inteligências artificiais ainda precisam evoluir e cometem erros grosseiros. Imagine se alguém que não conhece Santa Maria fizesse essa pesquisa e visse a foto que o Whats mandou que seria do Cadena? Seria totalmente enganado.