Foto Beto Albert
Equipes do consórcio do lote 1 da Travessia Urbana de Santa Maria começaram a colocar a última camada de asfalto em um trecho que ainda não havia sido concluído. Os trabalhos estavam ocorrendo até no domingo de eleição de segundo turno e devem seguir até dezembro, quando a nova camada e a sinalização devem ficar prontas entre o viaduto da Estação Rodoviária e o Trevo do Castelinho.
Após adequações no projeto, obras no Memorial da Kiss são retomadas nesta terça-feira
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesse trecho, a duplicação já havia sido feita, com o trânsito sendo liberado nas quatro pistas há alguns anos, mas faltava ainda essa última camada de asfalto. Esse trabalho agora é porque a obra de duplicação de toda a Travessia Urbana se encaminha para o final. O prazo oficial é entregar os 14,5 km duplicados até o final de dezembro. Porém, como já houve várias prorrogações nos últimos anos, é possível que ocorra novo atraso.
Além da última camada de asfalto e da sinalização, pouco antes de entregar toda a obra o Dnit vai religar a iluminação em todos os trechos da Travessia Urbana onde havia previsão de luminárias. Inclusive em trechos em que as estruturas estão prontas e chegaram a ser ligadas nos últimos anos, mas voltaram a ficar às escuras devido ao furto da fiação. Atualmente, o segundo viaduto da Uglione é o único que está iluminado, já com novas lâmpadas de LED e fiação aérea, para dificultar os furtos.
Depois de ficar um ano quase parada, a obra voltou a ganhar ritmo em novembro do ano passado. Em agosto, foi concluído o segundo viaduto da Uglione e, atualmente, os trabalhos estão concentrados nas escavações das trincheiras e construção das paredes de contenção para essas pistas abaixo do nível do solo que farão o trânsito no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa. Outras frentes de trabalho estão na conclusão das passagens inferiores (túneis curtos por baixo da rodovia) na Urlândia e na Rua Capitão Vasco da Cunha, além da construção da passarela no Bairro São João (entre a Vasco e o trevo do quartéis).
Vale lembrar: a duplicação da Travessia começou em dezembro de 2014, há quase 10 anos.