
Foto Gabriel Haesbaert, BD, 16/08/2018
Mudança vai ocorrer em grandes reservatórios que recebem a água da estação de tratamento na Vila Vitória.
Na noite desta quarta-feira (21), a Corsan vai iniciar uma obra dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Maria para melhorar o abastecimento no Centro e nas regiões Leste e Oeste. Será implantado um dispositivo chamado de T, que vai dividir a distribuição de água para essas áreas e aumentar a pressão e vazão na rede. A obra será realizada durante a madrugada desta quarta para quinta-feira (22) para que não seja preciso interromper o abastecimento ao longo do dia. A companhia alerta que isso poderá ocorrer somente se houver alguma intercorrência que prolongue o serviço até esta quinta (22).
Paraguaios são denunciados à Justiça por fabricar cigarros ilegais em cidade da Quarta Colônia
Violência contra a mulher: 43 feminicídios foram registrados em Santa Maria e região desde 2019
Atualmente, uma tubulação de 800 milímetros leva água da estação de tratamento até o reservatório RI, que tem capacidade para 5 milhões de litros e abastece parte do Centro e as regiões Sul e Oeste. Com a divisão que será feita, vai ser possível enviar água também para o reservatório R2, que tem a mesma capacidade de armazenamento e passará a atender as regiões Leste e Oeste. Dessa forma, a distribuição ficará setorizada e, quando houver rompimento de rede ou necessidade de intervenção no sistema, o número de imóveis afetados será bem menor, já que as duas áreas estarão sendo servidas por reservatórios diferentes.
– Essa obra irá trazer melhorias para todo o sistema de abastecimento, que vai garantir melhor pressão e vazão, disponibilizar mais água para as regiões Leste e Central, e setorizar a região Oeste, que não ficará mais desabastecida caso seja necessária alguma intervenção no Centro – diz a gerente de relações institucionais da Corsan, Andréia Zanini.
A separação será feita em três etapas. Nesta primeira fase, ocorrerá a implantação do dispositivo T na estação. Na próxima semana, será instalada a extensão de 90 metros de rede de 500 mm até os reservatórios. E, por fim, as redes vão ser interligadas. O investimento é de R$ 750 mil, com previsão de que tudo esteja pronto até o final de junho. Em caso de chuva muita intensa, o cronograma poderá ser alterado.