
Deni Zolin
Árvores começaram a ser cortadas em novembro para a duplicação de 2,5 km da BR-392, na saída de Santa Maria para São Sepé
Com R$ 1 bilhão para manutenção e melhorias nas rodovias federais do Estado em 2025, além de mais de R$ 1 bilhão para reconstrução das estradas afetadas pela enchente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está prevendo várias obras para o Rio Grande do Sul e para a região de Santa Maria no ano que vem.
BR-158 até Júlio de Castilhos
O trecho com pior condição, da BR-158, entre Santa Maria e Júlio de Castilhos, continuará com a recuperação total da pista, inclusive refazendo a base de vários trechos, além da construção de dois entroncamentos em Itaara (trevos alongados), no acesso à Feirita e também no acesso norte de Itaara, o que vai garantir mais segurança para quem entra e sai dos bairros nesses locais.
Segundo o Dnit, como a estrada ficou bastante tempo sem manutenção adequada por falta de verbas e de problemas no contrato anterior, a recuperação profunda de inúmeros pontos com problemas no asfalto vai seguir ao longo de todo 2025 e, só no final do ano que vem, todo esse trecho de 50 km entre Itaara e Júlio de Castilhos deve estar em boas condições novamente. Também estão previstas obras de recuperação das encostas entre Santa Maria e Itaara, com valores expressivos.
Outra obra prevista para o ano que vem, de acordo com o Dnit, é a instalação de grades metálicas de proteção no viaduto da Garganta do Diabo. Após a recuperação das encostas, o órgão seguirá com os estudos para ver que trechos da descida de Itaara para Santa Maria poderão ser duplicados futuramente. A ideia é que, com duas pistas na descida em alguns pontos, facilite o tráfego e reduzam os congestionamentos de carros que ficam atrás das carretas, que são mais lentas. Mas não há prazo exato ainda para fazer essas pistas adicionais na descida da Serra.
BR-392 e BR-290

Outro contrato que terá muitos investimentos é o que engloba a BR-392, de Santa Maria a Caçapava do Sul, e a BR-290, de Cachoeira do Sul a São Gabriel. A duplicação dos 2,5 km entre o Trevo da Uglione e o Trevo do Condomínio Estância dos Montes, na saída de Santa Maria para São Sepé, começou em novembro e deve ficar pronta até o final de 2025, ao custo de R$ 25 milhões, prevê o Dnit.
O órgão federal diz, além de duplicar o trecho, o projeto que está sendo executado prevê a construção de calçadas em ambos os lados entre o entroncamento com a travessia urbana (Dom Antônio Reis) até o acesso à Estância do Minuano. O trecho também terá iluminação e ciclovia no sentido São Sepé-Santa Maria, entre o trevo do supermercado Feltrin e o viaduto da Uglione. Está prevista a instalação de três passarelas nesse trecho, mas em outra licitação, que ainda não foi lançada.
Durante 2025, o Dnit também programou para ser feito um entroncamento de acesso à Vila Block, na BR-392, e os trevos de acesso a Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul, na BR-290. Nessas duas estradas, também está prevista a construção de terceiras faixas no ano que vem, principalmente na BR-290, que já teve vários trechos com asfalto recuperado em 2024.
Nesse contrato, outra obra importante também foi feita em 2024. O Dnit concluiu reforma na estrtutura e liberou o tráfego de veículos em ambos os sentidos na ponte sobre o Arroio Bossoroca, na BR-290. A ponte, que fica na rota Brasil - Argentina, operava em sistema de pare e siga desde 2021.
BR-287 e Faixa de Rosário
Quanto à BR-158, entre Santa Maria e Rosário, e à BR-287, entre Santa Maria e Jaguari, a previsão é seguir com recuperação da pista ao longo de 2025, pois haverá mais verbas do que nos anos anteriores.
Mais verbas
Segundo o órgão, só esse R$ 1 bilhão da manutenção normal das BRs gaúchas já é um valor duas a quatro vezes maior do que as verbas aplicadas pelo Dnit no Estado entre 2018 e 2022, quando o gasto anual variava de R$ 250 milhões a R$ 500 milhões. A falta de dinheiro no passado fez várias estradas federais ficarem sem obras de recuperação, só com tapa-buracos, o que piorou muito a condições das rodovias. Alguns exemplos mais graves são a BR-158, entre Santa Maria e Tupanciretã e de Santa Maria a Rosário do Sul, além da BR-392, até Caçapava do Sul.
Duplicação da BR-290
Outro trecho importante do Estado e que interessa aos moradores da região é a duplicação da BR-290, um dos caminhos até Porto Alegre. A uma rádio da Capital, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que 70% do lote 4, de Cachoeira do Sul a Pantano Grande, e 40% do lote 2, perto de Minas do Leão, estavam prontos. Mas só 13 km foram duplicados e liberados. O diretor do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro, disse à coluna na sexta que, apesar disso, não há previsão de liberar mais trechos duplicados. O ministro diz que pretende retomar as obras nos lotes 1 e 2 em 2025, perto da Capital, com novos projetos para rodovia mais alta, por causa da enchente. E garantiu que, devido à calamidade, o Estado não terá corte de verbas ao Dnit, como no resto do país. A duplicação iniciou em 2014.