Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)
O Ministério dos Portos e Aeroportos publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União, um convênio que prorroga por mais 25 anos a exploração do aeroporto de Santa Maria pelo município a contar da data de publicação. No documento, consta que a “delegação da exploração do aeroporto” pelo município poderá ser prorrogável por mais 10 anos. Ou seja, a prefeitura de Santa Maria fica responsável pela gestão do terminal de passageiros até 2049, podendo ficar até 2059.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A gestão do aeroporto pelo município acabaria em julho do ano que vem. Na prática, essa prorrogação permite que a prefeitura continue com os projetos de ampliação e modernização do terminal de passageiros.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, a prefeitura já investiu R$ 1,2 milhão em melhorias no terminal e enviou o projeto de ampliação do aeroporto. Atualmente, a Infraero está em fase de aprovação desse projeto junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil. A partir disso, será preciso licitar a obra. Ticiana conta ainda que foi profissionalizada a gestão do terminal, pois uma empresa de Brasília já está atuando no aeroporto e, com isso, liberou a Guarda Municipal para atuar em suas atividades de origem. Além de fazer a obra de ampliação do terminal para receber mais passageiros, os desafios para o aeroporto são conseguir liberação da pista da Base Aérea para voos diários de aviões maiores, a jato, o que deve depender de obras de reforço na pista, e tentando a vinda de um batalhão aéreo da Brigada Militar próximo ao terminal.
Leia mais
Rota e Estado estudam colocar segunda ponte móvel na RSC-287
Rota de Santa Maria dá nova previsão para início das obras de duplicação da RSC-287
Governo estuda novo traçado para reativar ferrovias no Estado