Foto Andréa Rêgo Barros, Prefeitura de Recife, Divulgação
Os candidatos a prefeito de Santa Maria deveriam todos conversar por horas com o colombiano Jorge Melguizo, que foi um dos responsáveis pela revolução na segurança pública em Medellín, cidade do traficante Pablo Escobar que foi uma das mais violentas do mundo nos anos 1990.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ele esteve esta semana em Santa Maria e detalhou que Medellín ficou mais segura após terem levado água, luz, esgoto, bibliotecas, centros culturais, esportivos e de convivência à periferia.
Melguizo disse que algumas cidades brasileiras copiaram e adaptaram essas propostas para suas realidades. Um dos bons exemplos é Recife, onde já foram construídos seis Centros Comunitários da Paz (Compaz), cujo projeto já foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em cada Compaz de Recife, o prédio de 3 mil metros quadrados tem piscina olímpica, biblioteca e estruturas de lazer e ensino gratuito. O investimento é de R$ 15 milhões por unidade. No próprio Compaz, são dadas aulas de diferentes modalidades esportivas, como balé clássico, natação, hidroginástica e aulas de tecnologia, no laboratório de informática.
No térreo, a população tem acesso a atendimentos como Central de CadÚnico, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Junta Militar. Junto ao espaço, há uma creche, um parque, uma unidade de saúde e atendimentos.
Aqui, já temos 50 homicídios só neste ano. Até existem projetos como o CEU, na Nova Santa Marta, além de iniciativas culturais de associações. Mas deveríamos dar bem mais chances às crianças.