Trecho da duplicação da BR-290 será liberado ainda este mês

Trecho da duplicação da BR-290 será liberado ainda este mês

Foto Deni Zolin, BD, 10/03/2024

Nova pista em Pantano Grande está pronta há meses e será liberada

Uma das principais ligações da Região Central com Porto Alegre e o Litoral Norte do Estado terá o segundo trecho de duplicação liberado até o final de julho. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), depois de um quilômetro concluído, agora será permitido o tráfego nas pistas duplicadas de um trecho de aproximadamente 13,5 km, localizado entre o km 214,5 (trevo em Pantano Grande com a ERS-471) e o km 228, com exceção da ponte sobre o Rio Tabatingaí. Nesse mesmo segmento, está incluso o viaduto de Pantano Grande (km 215,5).


Motorista é preso com 130 kg de drogas na BR-287 em cidade da região

Santa Maria recebe show do Capital Inicial em dezembro deste ano


  
O Dnit informa que, das obras de duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, o lote 4 está com os serviços em andamento e, atualmente, já foram executados 60,03% das atividades previstas. O projeto executivo contempla uma série de obras de artes especiais (viaduto, pontes e passarelas), bem com a implantação de ruas laterais.


Já em relação aos lotes 1 e 2 da obra, mais perto de Eldorado, o Dnit informa que realiza processos administrativos para a retomada das obras o quanto antes. O órgão não divulgou prazo, mas extraoficialmente as informações são de que existe a possibilidade de retomar a duplicação ainda este ano. Recentemente, o superintendente do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, afirmou que, até o final do ano, a previsão será liberar mais 10 km duplicados, perto de Minas do Leão. Além disso, outros 46 km estão em obras atualmente, com a verba de R$ 125 milhões prevista para este ano.

A duplicação da BR-290 começou em 2014, mas parou logo depois. Dos 115 km previstos para serem duplicados, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande (num ponto entre a cidade e o trevo de Cachoeira do Sul), só 24 km devem ser liberados até o final de 2024.

Recuperação da BR-290

Já aqui na Região Central, entre Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, outras equipes contratadas pelo Dnit estão fazendo obras de recuperação da pista da BR-290 e também da BR-392. Por isso, há pontos com sistema de pare e siga. Nesse mesmo contrato, estão previstas terceiras faixas e a duplicação da BR-392, entre o Trevo da Uglione e o Condomínio Estância dos Montes, com obras devendo iniciar agora em agosto.


Recuperação da BR-158

  
Já na BR-158, entre Santa Maria e Júlio de Castilhos, hoje começa a recuperação da pista, com colocação de camada nova de asfalto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois meses depois, 10% dos Auxílios Reconstrução foram liberados em Santa Maria Anterior

Dois meses depois, 10% dos Auxílios Reconstrução foram liberados em Santa Maria

Kartódromo em Camobi reabre neste sábado com karts novos e também para competição Próximo

Kartódromo em Camobi reabre neste sábado com karts novos e também para competição

Deni Zolin