Foto Deni Zolin, BD, 10/03/2024
Nova pista em Pantano Grande está pronta há meses e será liberada
Uma das principais ligações da Região Central com Porto Alegre e o Litoral Norte do Estado terá o segundo trecho de duplicação liberado até o final de julho. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), depois de um quilômetro concluído, agora será permitido o tráfego nas pistas duplicadas de um trecho de aproximadamente 13,5 km, localizado entre o km 214,5 (trevo em Pantano Grande com a ERS-471) e o km 228, com exceção da ponte sobre o Rio Tabatingaí. Nesse mesmo segmento, está incluso o viaduto de Pantano Grande (km 215,5).
Motorista é preso com 130 kg de drogas na BR-287 em cidade da região
Santa Maria recebe show do Capital Inicial em dezembro deste ano
O Dnit informa que, das obras de duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, o lote 4 está com os serviços em andamento e, atualmente, já foram executados 60,03% das atividades previstas. O projeto executivo contempla uma série de obras de artes especiais (viaduto, pontes e passarelas), bem com a implantação de ruas laterais.
Já em relação aos lotes 1 e 2 da obra, mais perto de Eldorado, o Dnit informa que realiza processos administrativos para a retomada das obras o quanto antes. O órgão não divulgou prazo, mas extraoficialmente as informações são de que existe a possibilidade de retomar a duplicação ainda este ano. Recentemente, o superintendente do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, afirmou que, até o final do ano, a previsão será liberar mais 10 km duplicados, perto de Minas do Leão. Além disso, outros 46 km estão em obras atualmente, com a verba de R$ 125 milhões prevista para este ano.
A duplicação da BR-290 começou em 2014, mas parou logo depois. Dos 115 km previstos para serem duplicados, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande (num ponto entre a cidade e o trevo de Cachoeira do Sul), só 24 km devem ser liberados até o final de 2024.
Recuperação da BR-290
Já aqui na Região Central, entre Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, outras equipes contratadas pelo Dnit estão fazendo obras de recuperação da pista da BR-290 e também da BR-392. Por isso, há pontos com sistema de pare e siga. Nesse mesmo contrato, estão previstas terceiras faixas e a duplicação da BR-392, entre o Trevo da Uglione e o Condomínio Estância dos Montes, com obras devendo iniciar agora em agosto.
Recuperação da BR-158
Já na BR-158, entre Santa Maria e Júlio de Castilhos, hoje começa a recuperação da pista, com colocação de camada nova de asfalto.