🔒 exclusivo assinantes

Último viaduto do Trevo da Uglione começa a ser montado: veja como ficará o trânsito depois de pronto

Último viaduto do Trevo da Uglione começa a ser montado: veja como ficará o trânsito depois de pronto

Fotos Deni Zolin

Estrutura metálica pesa 73 toneladas e servirá para o tráfego no sentido São Sepé-Avenida Hélvio Basso

Iniciadas em 2019, as obras dos viadutos do Trevo da Uglione se aproximam do final, depois de anos de atraso. Nos últimos dias, começaram a ser soldadas e montadas as estruturas metálicas do último viaduto desse que é o maior e mais movimentado entroncamento rodoviário da Região Central do Estado. Esse último viaduto terá 34,5 metros de extensão e está sendo montado na rotatória do trevo. Ele ficará em cima das trincheiras (pistas abaixo do nível do solo que farão o trânsito no sentido São Sepé-Itaara e vice-versa.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), são 12 grandes vigas metálica que pesam, ao todo, 73 toneladas de aço. Além disso, outras estruturas de ligação estão sendo soldadas. Todo o viaduto vai pesar 82,2 toneladas. A previsão é que a soldagem de tudo termine em dezembro e, na continuidade, seja feito o pavimento sobre ele. As obras estão sendo feitas no interno do trevo, não precisando bloquear o trânsito.

Como ficará o tráfego após a conclusão da trincheira e do último viadutoArte

 
Quem vem de São Sepé pela BR-392, ao chegar o Trevo da Uglione e quiser entrar em direção à cidade, na Avenida Hélvio Basso, vai passar por esse viaduto metálico, por cima das trincheiras, que têm 800 metros de extensão.


Quando a trincheira estiver pronta, deve acabar a tranqueira no Trevo da Uglione, pois quem vai de São Sepé a Itaara e vice-versa vai passar por essas pistas abaixo do nível do solo de forma direta, sem precisar parar na rotatória, como é hoje.
 

Oficialmente, o Dnit segue com o prazo para concluir 100% da duplicação da Travessia Urbana até o fim deste mês, mas é impossível que isso ocorra, pois faltam muitos serviços a serem feitos. Agora, a obra vai completar 10 anos – sete anos a mais que o prometido em 2014. Dos 14,5 km, mais de 13 km já foram duplicados, só faltando a Uglione e as passagens inferiores da Urlândia e da Vasco da Cunha. Provavelmente, o prazo será prorrogado por mais seis meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Esta segunda-feira é o último dia para se inscrever no vestibular 2025 e no PSS da UFSM; veja como Anterior

Esta segunda-feira é o último dia para se inscrever no vestibular 2025 e no PSS da UFSM; veja como

Definido o local que vai receber a instalação da primeira balança da RSC-287 Próximo

Definido o local que vai receber a instalação da primeira balança da RSC-287

Deni Zolin