Deni Zolin

Campus da Ulbra em Santa Maria poderá ser vendido a grupo do centro do país

Devido à elevada dívida da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que está em processo de recuperação judicial, vários campi da instituição poderão ser vendidos, inclusive o campus de Santa Maria. Segundo uma fonte da coluna, no próximo dia 25 haverá uma assembleia de credores, que vai analisar a proposta de venda. E já haveria até um grupo interessado, chamado Afya Educacional, que nasceu em 2019 a partir da fusão de duas universidades, uma delas criada nos anos 1990, em Barbacena (MG). A Afya tem faculdades em vários Estados do país, como Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, Paraíba, Pará, Maranhão, Piauí e Rondônia.

Segundo essa fonte, existe a possibilidade de esse grupo comprar todas as unidades da Ulbra Sul, o que inclui os campi de Santa Maria e de outras cidades, como Canoas, Cachoeira do Sul e Carazinho.

Leia as últimas notícias de Santa Maria e região

Apesar de toda venda ser cercada de temores quanto ao destino de professores e funcionários, a avaliação dessa fonte é que o grupo que for comprar a Ulbra Sul não vai gastar uma fortuna para fechar os campi, mas investir na ampliação dos cursos atuais. Em Santa Maria, o campus tem quatro cursos presenciais (Fisioterapia, Arquitetura, Direito e Psicologia), além de cursos semipresenciais (Fisioterapia, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva) e mais de 20 graduações a distância (EAD). Como o grupo Afya tem cursos na área de saúde, como Odontologia e Medicina, existe até a especulação se não poderá investir na abertura de novas graduações. Claro que ainda é cedo para fazer qualquer projeção, até porque ainda não se sabe se a negociação será aprovada ou não.

Questionei a assessoria de imprensa da Ulbra sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem, a universidade não havia enviado uma resposta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

RSC-287 terá conselho de usuários para tratar de antecipação de duplicação, que pode elevar tarifa

Próximo

ATU pede aumento da tarifa, mas prefeitura descarta qualquer reajuste

Deni Zolin