Corsan vai modificar sistema de distribuição de água para melhorar abastecimento em Santa Maria

Corsan vai modificar sistema de distribuição de água para melhorar abastecimento em Santa Maria

Foto Gabriel Haesbaert, BD, 16/08/2018

Mudança vai ocorrer em grandes reservatórios que recebem a água da estação de tratamento na Vila Vitória.

Na noite desta quarta-feira (21), a Corsan vai iniciar uma obra dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Maria para melhorar o abastecimento no Centro e nas regiões Leste e Oeste. Será implantado um dispositivo chamado de T, que vai dividir a distribuição de água para essas áreas e aumentar a pressão e vazão na rede. A obra será realizada durante a madrugada desta quarta para quinta-feira (22) para que não seja preciso interromper o abastecimento ao longo do dia. A companhia alerta que isso poderá ocorrer somente se houver alguma intercorrência que prolongue o serviço até esta quinta (22).


Paraguaios são denunciados à Justiça por fabricar cigarros ilegais em cidade da Quarta Colônia

Violência contra a mulher: 43 feminicídios foram registrados em Santa Maria e região desde 2019

 
Atualmente, uma tubulação de 800 milímetros leva água da estação de tratamento até o reservatório RI, que tem capacidade para 5 milhões de litros e abastece parte do Centro e as regiões Sul e Oeste. Com a divisão que será feita, vai ser possível enviar água também para o reservatório R2, que tem a mesma capacidade de armazenamento e passará a atender as regiões Leste e Oeste. Dessa forma, a distribuição ficará setorizada e, quando houver rompimento de rede ou necessidade de intervenção no sistema, o número de imóveis afetados será bem menor, já que as duas áreas estarão sendo servidas por reservatórios diferentes.

 
– Essa obra irá trazer melhorias para todo o sistema de abastecimento, que vai garantir melhor pressão e vazão, disponibilizar mais água para as regiões Leste e Central, e setorizar a região Oeste, que não ficará mais desabastecida caso seja necessária alguma intervenção no Centro – diz a gerente de relações institucionais da Corsan, Andréia Zanini.

A separação será feita em três etapas. Nesta primeira fase, ocorrerá a implantação do dispositivo T na estação. Na próxima semana, será instalada a extensão de 90 metros de rede de 500 mm até os reservatórios. E, por fim, as redes vão ser interligadas. O investimento é de R$ 750 mil, com previsão de que tudo esteja pronto até o final de junho. Em caso de chuva muita intensa, o cronograma poderá ser alterado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Banrisul vai instalar 2 mil caixas que atenderão clientes de qualquer outro banco, incluindo saques e depósitos Anterior

Banrisul vai instalar 2 mil caixas que atenderão clientes de qualquer outro banco, incluindo saques e depósitos

Rumo teria pedido para devolver ferrovias do Estado, exceto o trecho Cruz Alta-Santa Maria-Rio Grande Próximo

Rumo teria pedido para devolver ferrovias do Estado, exceto o trecho Cruz Alta-Santa Maria-Rio Grande

Deni Zolin