Reprodução
Pilar cedeu durante a enchente de maio de 2024
Uma empresa contratada de forma emergencial pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está fazendo os projetos de engenharia para a obra de recuperação da ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287, onde um pilar cedeu nas enchentes de maio.
VÍDEO: hidrante estoura e shopping fica alagado no centro de Santa MariaCorpos das nove vítimas de acidente com equipe de remo chegam a Pelotas e são levados em cortejo para velório coletivo
A previsão é que, durante o mês de novembro, os trabalhos comecem a ser feitos no local. Ao todo, serão gastos R$ 6,3 milhões em obras de reforço das fundações, reforço estrutural, macaqueamento da ponte e recuperação das muretas, pistas e pavimento.
Na enchente, um dos pilares cedeu e afundou, provocando um desnível na ponte, que fica entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, perto do trevo de acesso a Mata. Após as águas baixarem, o Dnit conseguiu fazer uma análise das condições da estrutura e verificou que seria possível recuperar a ponte, não sendo necessário derrubar a estrutura para construir uma ponte nova.
Segundo o Dnit, a previsão é retomar o trânsito sobre a ponte da várzea do Toropi em janeiro de 2025. Quando o trabalho for concluído, o desvio lateral será desativado. Ele foi construído logo após as enchentes de maio.