Depois de uma análise do local do deslizamento de terras e pedras na BR-158 nesta quarta-feira (18) à tarde, na serra entre Santa Maria e Itaara, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está prevendo para esta quinta (19) a provável liberação do tráfego de veículos no local. O horário ainda é incerto, pois depende da conclusão da colocação de uma barreira de contenção provisória.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o Dnit, os bombeiros ajudaram nesta quarta-feira, fazendo a lavagem da encosta, para verificar se outras pedras em locais instáveis voltariam a deslizar até a rodovia. Depois, serão colocadas pedras e uma barreira de tubos de concreto no acostamento e na pista da direita, na subida da BR-158 (vale lembrar que são duas pistas na subida), para proteger a rodovia caso alguma pedra volte a cair.
Com isso, segundo o Dnit, é provável que nesta quinta-feira, em horário ainda indefinido, seja liberado o tráfego de veículos leves e pesados, incluindo carretas no local. Será liberada uma pista de descida e outra de subida da serra, entre Santa Maria e Itaara. Porém, caso chova ou as condições do terreno se mantenham instáveis, o trânsito será a liberado apenas na sexta-feira.
- Cabeceira de ponte desmorona e impede acesso a aldeia indígena no Bairro Pé de Plátano em Santa Maria
- Bloqueio na BR-158: confira as alternativas para quem precisa seguir viagem
Na manhã desta quarta-feira uma pedra caiu em outro trecho da BR-158, próximo ao Parque Oásis.