A Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões aprovou o projeto de duplicação da RSC-287 apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr. Na prática, foram atendidas todos os pedidos do município de Tabaí.
– As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo pela concessionária, que deverá, depois, iniciar as obras de duplicação – afirmou o secretário de Parcerias, Pedro Capeluppi.
Ele disse à coluna que só falta a licença da Fepam para as obras iniciarem em Tabaí. O secretário acredita que a duplicação começa ainda este ano. O primeiro trecho da duplicação tem extensão de 8,73km e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da rodovia. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação do trecho deve ser concluída até agosto de 2024. Esse também é o prazo para duplicar a travessia urbana de Santa Cruz do Sul, outro projeto ainda sob análise.
Em Tabaí, esse trecho duplicado terá duas passarelas, nos km 28,600 e km 29,900, além de uma passagem inferior para que os veículos e pedestres da cidade possam atravessar por baixo da rodovia, retorno, rótulas alongadas e uma via lateral, para trânsito local. Isso dá uma ideia de melhorias que poderão ser feitas na saída de Santa Maria para Porto Alegre.
O contrato prevê a duplicação, até agosto de 2025, de 1,5 km do trevo do Aeroporto de Santa Maria em direção à Base Aérea. Parte desse trecho tem trânsito de pedestres e veículos do bairro, além de empresas, exigindo melhorias para garantir a segurança.