
Foto: Beto Albert
A Secretaria Estadual da Reconstrução informou, na terça-feira (10) à noite, que analisou o projeto de acesso à nova ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, e devolveu a documentação pedindo para a Rota de Santa Maria fazer as correções. “Estamos aguardando as correções a serem feitas pela concessionária”, informou a assessoria da pasta.
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Nesta quinta (12), a Rota de Santa Maria confirmou que recebeu o pedido de correções e que, nos próximos dias, vai entregar o projeto corrigido para a Secretaria Estadual de Reconstrução.
Lembrando: a ponte desabou em 30 de abril de 2024, na grande enchente, e tinha previsão de iniciar a reconstrução em novembro do ano passado. Porém, como foi definido que a nova ponte precisava ser mais resistente a futuras enchentes, o projeto precisou ser totalmente readequado, com a ponte passando de 44 para 69 metros de comprimento, além de dois metros mais alta e com cabeceiras de pedra, e não mais de terra. O projeto executivo da ponte foi aprovado pelo Estado em 2 de abril deste ano, mas a Rota alega que só pode iniciar a obra após aprovar também o projeto do acesso à nova ponte, que terá 850 metros de duplicação, além da aprovação de um aditivo no contrato prevendo que o Estado banque os gastos extras. É esse projeto que está em fase de correções agora.
Enquanto isso, o trânsito sobre o Arroio Grande, no km 226 da RSC-287, entre a Base Aérea e o Trevo de Palma, continua sendo feito por meio de duas pontes metálicas e móveis, do Exército.
O pedágio na RSC-287 é de R$ 5, com cinco praças de cobrança em 204 km entre Santa Maria e Tabaí. Em 30 de agosto, haverá novo reajuste anual.
Em 1º de junho, o governador Eduardo Leite veio a Santa Maria e prometeu que a obra da ponte começa até julho.
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