
Anunciada em 2021 pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), a construção do novo prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Santa Maria não será mais no terreno da antiga União Santamariense dos Estudantes (USE), na Rua do Acampamento. O motivo: quando o projeto foi para análise na prefeitura, a Fecomércio foi avisada de que seria preciso modificar o prédio para respeitar recuos previstos na lei ambiental, já que existe uma sanga que passa junto ao terreno.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Perdemos quase 3 anos para descobrir que teria essas limitações. A gente só conseguiu descobrir isso após o estudo de impacto de vizinhança, de meio ambiente, de trânsito, depois que tem o projeto do prédio e protocolamos na prefeitura. Pediram recuo da lateral por causa da sanga, que já está enterrada, os prédios já enterraram a sanga, mas o lado de cá ainda existe e tem de ser protegido. E o sistema Fecomércio tem muito cuidado com essa questão ambiental. Como tem essa sanga, ficamos sem essa área A piscina térmica, que no projeto original tinha cinco raias, teria de ser mais estreita e ter só três raias por causa desse recuo maior. Mas daí ficaria uma piscina pequena e um prédio muito menor do que precisávamos. Por isso, tivemos de abortar esse novo prédio do Sesc na Acampamento – disse o presidente do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria e vice-presidente de Varejo da Fecomércio, Ademir José da Costa.
A Fecomércio não desistiu dos planos de construir um novo edifício para o Sesc, com investimento de R$ 15 milhões para atender comerciários e comerciantes de Santa Maria, além da população em geral. A entidade analisa outras três áreas na região central da cidade onde poderá ser erguido o edifício, que deve contar com estacionamento, restaurante, piscina térmica e espaços para atendimento médico e odontológico.
– Como estamos vendo outras três áreas, vamos tentar fazer um prédio maior e atender o Sesc e o Senac junto. Talvez destinar um andar para levar cursos do Senac, que está precisando de um espaço maior – diz Costa, acrescentando que a Fecomércio já tem o dinheiro para comprar a área e segue aberta a receber propostas de venda de outros terrenos.
Segundo ele, mesmo com o novo prédio não sendo na Acampamento, a intenção é seguir com o terreno da antiga USE, que pertencia ao município e foi cedido ao sistema Fecomércio para esse empreendimento, com a contrapartida de que parte dos serviços seriam oferecidos de graça à população. Essa cedência foi aprovada até pela Câmara:
– A ideia é manter o terreno, pois talvez a gente (Fecomércio) possa pensar em fazer algo naquela área no futuro, em um segundo momento. Até porque primeiro vamos fazer essa nova sede do Sesc. Segue o interesse em usar essa área (da antiga USE), mas se o poder público quiser pegar de volta para outra finalidade, não tem problema.
Independentemente disso, a intenção da Fecomércio é seguir uma parceria com a prefeitura para fazer parte dos atendimentos de graça para a população.
VÍDEO: Ministério da Saúde admite que dança erótica em evento público era "inapropriada"