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Projeto de duplicação da Faixa Nova tem quarto atraso e nova data de entrega

Projeto de duplicação da Faixa Nova tem quarto atraso e nova data de entrega

Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Prometido ainda em 2021, quando a Faixa Nova de Camobi ficou fora da concessão da RSC-287 para instalação de pedágios, o projeto de duplicação dos nove quilômetros da rodovia sofreu agora o quarto atraso nos prazos. Licitado no segundo semestre de 2022, o projeto deveria ter sido entregue em outubro de 2023 pela empresa Engemin, de Pinhais (PR). Porém, já são quatro prorrogações não cumpridas: o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) havia prometido que o projeto seria concluído em dezembro de 2023, depois em abril e junho de 2024 e, por último, em dezembro passado. Porém, 2024 acabou e o projeto não foi entregue. As enchentes de maio estão entre as alegações do Daer para esse novo atraso (veja abaixo o que diz o Daer).

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Agora, segundo o Daer, o novo prazo é para concluir o projeto de duplicação dos nove quilômetros "nos primeiros meses de 2025". Só a partir daí que o Daer vai analisar todos os projetos incluídos, como de drenagem, pavimentação e iluminação, para dar aprová-los. O passo seguinte será fazer o orçamento e saber quanto vai custar para duplicar os nove km entre os trevos da estação rodoviária e do aeroporto. O valor vai depender do número de viadutos e outras melhorias previstas. Há 2 anos, a estimativa é de que poderia variam de R$ 90 milhões a R$ 180 milhões.

A licitação que contratou a Engemin por mais de R$ 1,5 milhão para fazer os estudos e concluir todos os projetos previa, ao menos, três viadutos ou passagens inferiores (túneis curtos abaixo da rodovia): nos cruzamentos da Faixa Nova com o trevo de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela Avenida Roraima, com o trevo da estrada de Pains (acesso secundário à universidade) e com a Travessa Adão Comassetto (rua asfaltada de acesso aos Moradas e à sede campestre do Clube Dores). A princípio, não foi previsto mais nenhum viaduto na rodovia. O projeto deve prever ciclovia e iluminação.

Após definir quanto a obra vai custar, será preciso preparar a licitação para escolher a empresa que vai duplicar a Faixa Nova. Apesar dos atrasos no projeto, o Daer promete agora licitar e iniciar a obra em 2025.

O que diz o Daer

"O Daer informa que o projeto para duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) será finalizado nos primeiros meses de 2025. 

Primeiramente, a falta de condições de campo, consequência das enchentes, com a persistência de águas residuais nos solos, impediu que etapas fundamentais de inspeções de campo pudessem ser realizadas, como são os casos das sondagens. Secundariamente, pela falta de profissionais disponíveis no mercado, por conta da demanda prioritária destes serviços nas estradas e pontes que ruíram. Desse modo, não foi possível finalizar o projeto em 2024.

Há previsão para licitar e iniciar a obra em 2025."

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