Foto Beto Albert
Após uma reunião de mediação na noite de terça (3), o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santa Maria aceitou a proposta do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no final da manhã desta quarta (4), pondo fim à greve de 14 dias. A partir das 13h deste quarta, os trabalhadores voltam às atividades normais. A mobilização em frente ao hospital já foi desfeita.
- Após perseguição, PRF apreende 20 mil maços de cigarros na BR-392
- Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cães em Santa Maria
Ao longo da tarde, serão divulgados os detalhes do acordo, que incluem, entre outras coisas, estabilidade de 60 dias aos grevistas e volta do pagamento de parcela salarial que havia sido retirada recentemente.
Durante a greve, uma parte dos 750 técnicos em Enfermagem cruzou os braços, o que obrigou o Complexo Astrogildo de Azevedo a desmarcar e adiar todas as cirurgias eletivas (não urgentes). Agora, será preciso reorganizar as agendas de cirurgias, para remarcá-las. O hospital ainda não se pronunciou sobre como será feito o reagendamento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
As condições para o acordo entre hospital e sindicato
- Garantia de pagamento do abono para atingir o piso de R$ 3.023 a todos os técnicos de Enfermagem até que a Justiça do Trabalho decida sobre a ação judicial envolvendo essa complementação;
- Estabilidade (não poder demitir) por 60 dias para os grevistas;
- Prazo para renegociar até 15/03/2025 o valor do auxílio-refeição.