O que se diz nos bastidores do palacete da Vale Machado é que foi feito um acordo entre o bloco da base do prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) para os quatro anos da presidência da Câmara de Vereadores. Pela ordem, seria Admar Pozzobom (PSDB), em 2025; Sergio Cechin (Progressistas), em 2026; Tony Oliveira (Podemos), em 2027, e Rudys Rodrigues (MDB), em 2028, que, inicialmente, deve ir para a prefeitura e voltar para o último ano de legislatura.
Contudo, isso não quer dizer muito. É bastante tempo para a política, que é dinâmica. A prova disso é a atual legislatura, marcada por acordos rompidos mais de uma vez. Tudo vai bem até que “uma eleição nos separe”. Certo mesmo é que Admar será presidente da Casa no próximo ano. Depois, quem viver, verá...
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Reconhecimento e “confirmadíssimo”
Cotado para assumir a pasta de Desenvolvimento Social no governo de Rodrigo Decimo (PSDB), o vereador reeleito Rudys Rodrigues, do MDB, pediu autorização da Câmara para viajar a Itaqui, sua terra natal na Fronteira Oeste. Lá, receberá uma homenagem, amanhã, do Legislativo da cidade. Ele será agraciado com a honraria “Filho Ilustre de Itaqui”. A viagem é sem custo para a Câmara de Santa Maria.
Rudys foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2024 e teve seu bordão “confirmadíssimo”, durante a campanha eleitoral, popularizado, viralizando nas redes sociais, inclusive, nacionalmente.
Leia mais:
- Confira os nomes cotados para integrar o governo de Rodrigo Decimo a partir de 2025
- Prefeito eleito é cauteloso ao falar sobre a formação da futura equipe
- Tribunal de Contas disponibiliza plataforma para acompanhar recursos destinados à recuperação do Estado
A sugestão do presidente do Republicanos a Decimo
Vereador reeleito e presidente do Republicanos em Santa Maria, Alexandre Vargas, que é um aliado do governo Jorge Pozzobom (PSDB) há bastante tempo, disse ao repórter Pablo Iglesias que fez uma única sugestão à futura gestão: a indicação do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) para a Secretaria de Segurança Pública. A pasta, que foi uma promessa de campanha, será criada pela administração de Rodrigo Decimo (PSDB).
Ex-delegado da Polícia Federal, Getúlio não foi reeleito para o Legislativo. Para Alexandre, o colega de partido “é uma pessoa capacitada” para a secretaria, que terá de dar uma resposta rápida e ágil pela situação que a cidade se encontra em relação à violência.
Alexandre Vargas, aparentemente, tem crédito com o governo, afinal, no 2º turno de 2020, praticamente apoiou sozinho o prefeito Pozzobom, enquanto o candidato do Republicanos no 1º turno, Jader Maretoli, optou por Sergio Cechin (Progressistas). Na atual legislatura, foi líder do governo por duas vezes. Além do mais, foi o primeiro partido a confirmar apoio a Decimo, portanto, aliado de primeira hora. Sempre que apresentou uma listinha de pedidos, foi atendido. E agora? Terá a sugestão acatada? A resposta deverá ser respondida na segunda quinzena de dezembro, quando deve ser anunciada a equipe do futuro prefeito.