Foto: Ricardo Stuckert (Presidência da República)
Nesta terça-feira (17) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB) assinaram um acordo de cooperação para a viabilização de ações contra as cheias no Rio Grande do Sul. Por meio desse acordo, as obras de modernização e construção dos sistemas de contenção das enchentes no Estado serão geridas em conjunto pelo governo do Estado e a União. As ações terão planejamento, contratação e execução por parte do Estado, com aporte de R$ 6,5 bilhões por parte do governo federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O grupo será constituída por três integrantes do Piratini e outros dois do Planalto. Além do documento, foi assinado um acordo de cooperação interfederativo entre Estado e União, formalizando o compromisso de trabalho conjunto, compartilhamento de informações e de dados com o objetivo de conduzir o processo de reconstrução do RS. Além de Lula e Leite, os ministros Rui Costa e Paulo Pimenta acompanharam a assinatura.
- O conselho vai fazer o acompanhamento das obras e a gestão da liberação dos recursos, especialmente olhando para as obras de contenção das cheias. O governo federal já anunciou que vai disponibilizar pelo menos R$ 6,5 bilhões para um fundo. Esses recursos vão financiar as obras de contenção de cheias, especialmente da Região Metropolitana - afirmou Leite.
*Com informações do governo do Estado
Leia mais
Eleições 2024: retomada do Carnaval de Rua na pauta dos candidatos a prefeito
Eleições 2024: candidato esclarece sobre participação em Sabatina do Carnaval