Abstenção
Um dos pontos negativos do 1º turno do pleito em Santa Maria foi o alto índice de abstenção: 27,54%, o que significa que 57.661 eleitores dos 209.393 aptos a votar não foram às urnas no domingo (6). Participaram da festa da democracia 151.732 votantes.
Nas eleições de 2020, em plena pandemia, o percentual de abstenção foi um pouco maior: 28%. A ausência, mais uma vez, de uma grande parcela de eleitores é preocupante, já que é a eleição que impacta diretamente na vida dos moradores com a escolha do prefeito, vice e vereadores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Menos mulheres
Outro resultado das urnas bastante negativo é a diminuição do número de mulheres no Legislativo de Santa Maria. Foram eleitas apenas três: Helen Cabral e Marina Callegaro, ambas do PT e reeleitas, e Alice Carvalho, do PSol.
Em 2020, foram quatro eleitas: Anita Costa Beber (Podemos), Marina Callegaro (PT), Luci Duartes (PDT) e Roberta Leitão (PL). Em 2023, o vereador Ricardo Blattes (PT) renunciou ao mandato e Helen Cabral, 1ª suplente, assumiu a cadeira, somando cinco mulheres. Além disso, no PCdoB, Werner Rempel fazia rodízio com Maria Py Dutra no mandato.
Renovação na Câmara
A nova legislatura da Câmara de Vereadores de Santa Maria terá nove novos vereadores. Outros 12 se reelegeram e três não concorreram à reeleição.
Com isso, a renovação ficou em 42%, ou seja, pouco menos da metade das 21 cadeiras do Parlamento.
Leia mais
Eleições 2024: campanha do 2º turno já está em vigor
Eleições 2024: mais de 57 mil santa-marienses deixaram de ir às urnas no domingo
Valdeci Oliveira e Rodrigo Decimo vão disputar o 2º turno das eleições em Santa Maria