Disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para receber denúncias, o aplicativo Pardal, recebeu num período de 10 dias mais de 14 mil reclamações sobre irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, conforme o TSE, está relacionada a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi registrada no Estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).
O aplicativo Pardal - disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) - existe desde 2012, sendo aprimorado desde então.
- A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet - informou o TSE.
A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e segue um conjunto de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (AI), por exemplo.
Leia mais
Barroso nega impedimento de Mores em investigação
Conscientização e homenagens na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Maria