Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)
Depois de sites cobrarem por serviços que são gratuitos pela Justiça Eleitoral, um novo golpe está sendo aplicado referente às eleições 2024. Desta vez, são e-mails enviados a eleitores, convocando para trabalhar no pleito de outubro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os e-mails têm os títulos “Aviso Eleições” e “TSE URGENTE” e comunicam que o eleitor foi selecionado para mesário. Logo depois, é solicitado o acesso ao site “tse-jus-br-2024.online” para uma suposta atualização de dados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que nem Corte nem os 27 tribunais regionais enviaram as mensagens e o que o site não pertence à Justiça Eleitoral.
O TSE esclarece que os mesários são convocados via edital e, embora a comunicação possa ser feita de forma presencial e por e-mail, WhatsApp e carta, os mesários não são chamados para atualizar dados cadastrais, pois essas informações já constam do cadastro eleitoral. E, para confirmar a convocação, o interessado pode procurar o cartório eleitoral em que está inscrito.
A Justiça Eleitoral recomenda, ainda, que os eleitores não forneçam informações nem preencham dados pessoais em links ou sites suspeitos compartilhados em redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens.
Com tantos golpes por aí, é bom o eleitor ficar em alerta.
Leia mais
Presidente Arthur Lira faz leilão pela sua cadeira no Congresso
Eleições 2024: propaganda eleitoral não pode ser divulgada por telemarketing