O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho disponibilizará no 1º e 2º turnos do pleito municipal, 6 e 27 de outubro, um meio de comunicação para esclarecer as dúvidas de eleitores com deficiência auditiva nos dias de votação. É uma espécie de “Central de Libras” para atendimento remoto, por meio de videochamada do WhatsApp. O eleitor deverá acionar o número (51) 99511-0746.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Justiça Eleitoral esclarece que esse serviço estará disponível somente nos dias das eleições e durante a votação. Além disso, é destinado exclusivamente a eleitores surdos. Os demais votantes podem obter informações por meio do SOS Eleitor, telefone 148. Atualmente, o número148 atende ligações de todo o Estado de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h. Já no dia da eleição, funcionará durante a realização da votação.
Outro canal disponibilizado é o SOS Voto, um novo disque-denúncia lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio do número 1491, as pessoas podem ligar de qualquer lugar do país para denunciar a propagação de notícias falsas contra o processo eleitoral. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.
O eleitor pode, ainda, acessar informações por meio da internet. No site da Justiça Eleitoral Digital do TRE do Rio Grande do Sul, por exemplo, estão disponíveis vários serviços, entre eles os caminhos para buscar atendimento, inclusive por telefone ou mensagem de texto.
Leia mais
Programa Partiu Futuro Reconstrução oferece 80 vagas para a região; inscrições encerram sexta-feira
Eleições 2024: Justiça Eleitoral alerta sobre e-mails falsos a mesários