O governador Eduardo Leite (PSDB) compartilhou, ainda na noite de domingo (27), em sua rede social uma postagem do agora prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), ao lado de sua vice, Lúcia Madruga (Progressistas). E escreveu: “Santa e bela Maria” com o emoji de coração.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Leite participou de uma carreata de Decimo na campanha de primeiro turno. O governador ainda comemorou a reeleição de Adiló Didomênico (PSDB) em Caxias do Sul. Os outros dois candidatos apoiados pelo chefe do Piratini saíram vencedores do pleito de 2° turno: Sebastião Melo (MDB), em Porto Alegre, e Fernando Marroni (PT), Pelotas, Zona Sul.
A engrenagem para acomodar os aliados
Com a eleição do atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) para comandar o Executivo para os próximos quatro anos, são naturais as especulações sobre a equipe do seu governo. Com certeza, haverá mudanças. Nesta segunda-feira (28), à Rádio CDN, Decimo, que dedicou parte do dia para entrevistas em veículos de comunicação, disse que é ainda “prematuro” tratar do assunto. Contudo, admitiu que aliados devam fazer parte do governo.
Como o vice-prefeito foi apoiado por uma coligação composta por cinco partidos: Federação PSDB/Cidadania, Progressistas, PSB, PSD e Republicanos, além das legendas que se somaram no segundo turno (o MDB, Novo e PL), terá de fazer uma reengenharia para acomodar esses aliados. Talvez, o PL, da vereadora Roberta Leitão, que foi candidata no 1° turno e declarou um apoio mais discreto, não tenha interesse em participar da gestão tucana.
Decimo tem toda a legitimidade para fazer trocas, mas o nervosismo deve já estar batendo pelos corredores da prefeitura.
Leia mais
PSDB virou especialista em buscar eleições perdidas
Eleições 2024: falta de biometria pode influenciar na abstenção?