Nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania é anunciada nesta segunda-feira

Depois de denúncias de uma dezena de mulheres sobre suposto assédio sexual publicadas pelo portal Metrópole, na última quinta-feira (5), ficou insustável a permanência do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. E o presidente Lula o demitiu na noite de sexta-feira (6).


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Mesmo com uma investigação pela frente aberta imediatamente pela Polícia Federal e pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República para apurar os fatos, o governo Lula ficou sem saída, já que os direitos humanos são uma das bandeiras da gestão petista e, por tabela, envolveu o titular do ministério. “O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência em nota, na sexta-feira.

 
Além disso, segundo a reportagem, uma das mulheres que teria sido vítima seria colega de pasta de Silvio Almeida, no caso a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Já Almeida nega as acusações e diz que vai provar sua inocência.


Substituta já foi anunciada

O presidente Lula anunciou que vai nomear a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ex-secretária de Educação de Minas Gerais, ela esteve no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9) e a nomeação seria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, ainda na segunda-feira, conforme informou a Agência Brasil.

 
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, afirmou Lula, em postagem nas redes sociais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saiba o que ex-presidente Bolsonaro fará em Santa Maria nesta quinta-feira Anterior

Saiba o que ex-presidente Bolsonaro fará em Santa Maria nesta quinta-feira

Eleições 2024: candidato à prefeitura tem cabo eleitoral do Palácio Piratini Próximo

Eleições 2024: candidato à prefeitura tem cabo eleitoral do Palácio Piratini

Jaqueline Silveira