PL e Podemos devem fechar aliança; abraçados e registrados como aliados do PT; voto obrigatório e facultativo

O PL, da pré-candidata a prefeita Roberta Leitão, e o Podemos, do pré-candidato ao Executivo Tony Oliveira, devem concorrer coligados nas eleições de outubro.

 
As convenções de ambos os partidos irão acontecer no próximo domingo, ao longo da tarde e início da noite, na Câmara de Vereadores. E não é por mera coincidência, mas, sim, porque as legendas fecharão uma aliança em torno da vereadora Roberta. Já para vice, o nome mais cotado é do próprio presidente do Podemos em Santa Maria, Marcelino Severo, que é assessor de Tony.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia  

 
Já o vereador do Podemos deve concorrer à reeleição, uma vez que tem, praticamente, vaga assegurada. Oficialmente, dirigentes nem do PL nem do Podemos confirmam a coligação, mas nos bastidores ela está alinhada e as convocações das convenções são o indicativo. Ao ser questionada sobre a escolha do vice, a vereadora Roberta se limitou a dizer: “Teremos novidades até o final da semana”.

 
Há poucos dias, o próprio Severo disse à coluna que, para construir uma chapa competitiva, “alguém teria de ceder”. E neste caso quem irá tirar o time de campo é o vereador Tony.


Abraçados e devidamente registrados como aliados do PT

Foto: Divulgação (União Brasil)


A coligação União Brasil e PT é a primeira registrada na Justiça Eleitoral, de acordo com o Sistema de Candidaturas. O encontro – que aprovou a aliança e o ex-prefeito José Farret, de vice do pré-candidato a prefeito do PT, Valdeci Oliveira – ocorreu na manhã do último sábado (20).

 
Inconformado com a decisão do União Brasil em se juntar ao PT, o vereador Manoel Badke (UB), atual presidente da Câmara, deu declarações em áudios que circularam em grupos de WhatsApp de que a direção nacional vetaria a aliança e ele assumiria, no final da tarde de segunda-feira (22), a presidência do partido. Como consequência, anularia a coligação. Essa possibilidade foi negada por Bisogno e pelo coordenador regional do UB, Ronei Gamboa.

 
De todo esse alvoroço, o que há de concreto é a coligação União Brasil e PT já está registrada na Justiça Eleitoral. E tudo indica que não haverá interferência da cúpula nacional.


Consulta na carona da eleição

Algumas cidades do Brasil irão aproveitar o primeiro turno das eleições, em 6 de outubro, para fazer consultas à população sobre diferentes temas.  
Os municípios de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, Governador Edison Lobão (MA), São Luís (MA), e São Luiz (RR) realizarão plebiscitos, e Belo Horizonte (MG) fará um referendo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 
No município gaúcho, a população, além de escolher prefeito, vice e vereadores, irá decidir se o novo centro administrativo municipal deve ser construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol. No caso da capital Belo Horizonte, os eleitores irão opinar se aprovam ou não a mudança da bandeira.

 
Com exceção da capital São Luís, que o referendo é sobre a adoção ou não do passe livre estudantil, nas outras cidades, a consulta ouvirá o eleitorado sobre mudança no nome dos municípios.


Voto obrigatórioe facultativo
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (23), revelam que, para 138.867.932 eleitores do país, o voto é obrigatório nas eleições 2024. Já para outros 17.044.748, é facultativo.

 
Entre o eleitorado para o qual o voto é obrigatório, a maior parte está na faixa etária de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 votantes. Os eleitores jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, são de 18.328.444 pessoas (quase 12%).

 
O alistamento eleitoral, de acordo com a Constituição Federal, e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativo às pessoas analfabetas, aos jovens de 16 e 17 anos e aos maiores de 70 anos.


Leia mais

Santa Maria tem 15 partidos e federações aptos a participar da eleição municipal; limite de candidatos na nominata a vereador

Curiosidades das urnas: quais auditorias são feitas

Moradores de distritos protestam por melhorias nas estradas


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria será sede de curso sobre como agir em casos de desastres climáticos Anterior

Santa Maria será sede de curso sobre como agir em casos de desastres climáticos

Santa Maria tem 15 partidos e federações aptos a participar da eleição municipal; limite de candidatos na nominata a vereador Próximo

Santa Maria tem 15 partidos e federações aptos a participar da eleição municipal; limite de candidatos na nominata a vereador

Jaqueline Silveira