Professora da UFSM recebe prêmio da Câmara Federal e vereador de Santa Maria é homenageado em Itaqui

A professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Nara Martini Bigolin está entre as cientistas que receberam o “Prêmio Mulheres na Ciência 2024" da Câmara dos Deputados. Trata-se de um “reconhecimento à excelência da participação feminina na solução dos de grandes desafios da humanidade”.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Criado em 2021, por iniciativa da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o prêmio foi entregue pela segunda-secretária da Câmara, a deputada Maria do Rosário (PT). A professora Nara não esteve presente na solenidade, realizada terça-feira, já que havia estado em Brasília, na semana passada, oportunidade em que recebeu o prêmio das mãos de Maria do Rosário. Na terça, ela enviou um vídeo e que foi veiculado durante a solenidade.


Nara Bigolin recebeu o prêmio das mãos da deputada Maria do RosárioFoto: Arquivo Pessoal


 
À coluna, ela destacou a importância do reconhecimento. “Foi uma grande honra receber o Prêmio Mulheres na Ciência da Câmara Federal. A trajetória e carreira de uma pesquisadora tem muitos percalços, principalmente vinculados à maternidade. Antes de ser mãe de três filhos, eu fui 14 anos bolsista do CNPq, minha última bolsa foi em 2003. Meus filhos nasceram em 2001, 2004 e 2006. Nunca mais consegui concorrer aos editais, pois minha produtividade diminuiu. Recebi o prêmio devido ao Movimento Meninas Olímpicas, que objetiva aumentar a presença das mulheres em espaços estratégicos, como no meio político, empresarial ou científico da sociedade, através do incentivo à participação igualitária das meninas na computação e em olimpíadas de conhecimento na área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ”, afirmou Nara. Ela frisou, ainda, o fato de as mulheres serem minoria na Câmara: 18%.

 

 
Cientista da computação e filósofa, a professora da UFSM é pioneira na luta pela igualdade de gênero das meninas em olimpíadas de conhecimento na área de Exatas. Ela também foi responsável pela incorporação da Ciência da Computação no currículo de educação básica pública no Brasil. A contribuição de Nara para a ciência foi, inclusive, reconhecida na cidade. Ela está entre as 10 profissionais de Santa Maria e região que receberam, em 2024, o prêmio Ana Primavesi, primeira edição, promovido pelo Grupo Diário.


Filho ilustre de Itaqui 

Reeleito para o segundo mandato no Legislativo de Santa Maria, o vereador Rudys Rodrigues, do MDB, foi homenageado em sua terra natal, Itaqui, na noite de terça-feira (3). Na Câmara de Vereadores da cidade, ele recebeu a honraria “Filho Ilustre”, um reconhecimento aos itaquienses que se destacam fora do município da Fronteira Oeste. A indicação para receber a honraria foi da bancada do PDT e a medalha foi entregue pela vereadora Dra. Mara Marques Ayub.


Vereador Rudys recebeu honraria de Filho Ilustre de Itaqui Crédito: CristianVaz (Câmara de Vereadores)


“Receber o título de Filho Ilustre de Itaqui é um momento que ficará marcado para sempre na minha trajetória. Agradeço de coração à Câmara de Vereadores de Itaqui, a presidente e a todos os vereadores por esse reconhecimento tão especial”, afirmou Rudys em sua rede social.

 
O emedebista foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2024 e é cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social no governo de Rodrigo Decimo (PSDB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Recurso do Ipassp não deve ser utilizado para emendas Anterior

Recurso do Ipassp não deve ser utilizado para emendas

Assembleia Legislativa aprova reajuste do piso regional; confira os valores e trabalhadores beneficiados por faixa Próximo

Assembleia Legislativa aprova reajuste do piso regional; confira os valores e trabalhadores beneficiados por faixa

Jaqueline Silveira