Jaqueline Silveira

A catástrofe do Vale do Taquari exigia a presença do presidente Lula

A catástrofe do Vale do Taquari
exigia a presença do presidente Lula

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

O presidente Lula desfilou, na quinta-feira, ao lado da primeira-dama Janja, antes de viajar para a Índia

Ao lado da primeira-dama Janja, o presidente Lula (PT) desfilou, ontem, em comemoração ao Dia da Independência a bordo de Rolls-Royce presidencial até a tribuna de honra montada. Depois, ele embarcou para a Índia, onde participa da 18ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do G20, bloco que reúne representantes de 19 países e da União Europeia e respondem por 80% da economia global.

 Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ontem, o repórter de GZH Matheus Schuch deu a informação que Lula não veio ao Rio Grande do Sul ver de perto o caos que se instalou no Vale do Taquari porque não tinha dimensão da tragédia, conforme assessores próximos. Depois, com o diagnóstico da catástrofe, seria pouco tempo para organizar a viagem, que tem protocolos e esquema de segurança. Enfim, manteve a agenda na Capital Federal e enviou para representá-lo os ministros da Secretaria de Comunicação, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT), e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes.​

Que erro de avaliação! O presidente até ligou para o governador Eduardo Leite (PSDB), mas um gestor público é medido por suas atitudes. Lula deveria ter vindo, sim, ao Rio Grande do Sul, mas ainda está em tempo, pois a reconstrução será demorada e precisará de muito recurso federal.

PSB de Itaara decide expulsar prefeito afastado e prefeita interina
  
É importante um chefe de Estado manter relações internacionais, com certeza, mas o presidente, que viajou para 16 países em oito meses, precisa olhar mais para os problemas de seu país, ainda mais em um momento em que a população está tão machucada por tamanha catástrofe. Era possível organizar uma viagem de emergência diante da estrutura e do aparato que um chefe do Brasil tem à disposição. Foi lamentável, os habitantes do Vale do Taquari mereciam mais consideração do presidente de todos os brasileiros.


Assim como o vice-governador, Gabriel Souza (MDB), e o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel (MDB), não deveriam viajar ao Marrocos para o reconhecimento dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul. A presença de ambos no Vale do Taquari era mais necessária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Juiz é convidado por partidos para concorrer em 2024 Anterior

Juiz é convidado por partidos para concorrer em 2024

PSB de Itaara decide expulsar prefeito afastado e prefeita interina Próximo

PSB de Itaara decide expulsar prefeito afastado e prefeita interina

Jaqueline Silveira