🔒exclusivo assinantes

As dúvidas e as certezas sobre o futuro governo de Rodrigo Decimo

As dúvidas e as certezas sobre o futuro governo de Rodrigo Decimo

Foto: Pablo Iglesias

Quem não é visto não é lembrado
Os corredores e gabinetes do Centro Administrativo, a exemplo da Câmara de Vereadores de Santa Maria, estão em ritmo de ressaca eleitoral, além do fim de governo de oito anos. Só para suplentes de vereador, dirigentes de partidos e candidatos a secretários que não há marasmo. Esses têm circulado pela prefeitura. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O questionário distribuído pelo prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e pela vice Lúcia Madruga (Progressistas) para os cargos em comissão e para presidentes de legendas fazerem indicações aumentou o frisson. Muita gente correu para responder logo. E sobre quem aparece pessoalmente na prefeitura, vale o velho ditado: “quem não é visto não é lembrado”.

 

Entre o ideal e o real
A seleção de nomes por meio de um questionário deve ser saudada, uma vez que sinaliza que o governo Decimo tem o desejo de qualificar a equipe. E mais: potencializar o trabalho e o desempenho do governo, já que a prioridade é indicar pessoas com conhecimento e capacidade para o cargo. As informações coletadas com os questionários contribuirão para uma análise criteriosa dos nomes para possíveis funções.

 
Em conversa com a coluna no dia da realização do seminário de transição, Rodrigo Decimo demonstrou o desejo de contar com nomes da iniciativa privada para contribuir e qualificar sua gestão. Contudo, ele sabe que essa escolha esbarra, especialmente, nos salários para uma dedicação praticamente exclusiva. 


Hoje, um secretário recebe R$ 13,5 mil por mês. Para a maioria da população, é um bom salário. Já para profissionais bem-sucedidos na iniciativa privada, o valor é pouco para um trabalho de 24 horas por dia. A tendência é Decimo formar a equipe possível, e não a ideal.

Nomes...
Ao total, são 20 secretários, além de cargos de assessor superior com status de titulares de pasta. Desse número, mais da metade será trocada. Alguns nomes da equipe do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) permanecerão, não necessariamente nos mesmos postos. Serão remanejados das pastas. E haverá o desmembramento de secretarias, uma já confirmada é a do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que será uma nova pasta. Também será criada a Secretaria da Segurança, promessa de campanha.

Confirmado

Atual chefe de Gabinete do vice-prefeito Rodrigo Decimo, Alvaro Lisboa é certo no futuro governo até por ser nome de confiança do futuro chefe do Executivo. Na sexta-feira, o governo do Estado publicou no Diário Oficial a prorrogação da permanência de Lisboa na prefeitura, de 1º de janeiro de 2025 a 30 de junho de 2027. Como professor, ele é vinculado à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).

 
Lisboa poderá é trocar de cargo ou continuar como chefe de Gabinete, porém não mais do vice, mas, sim, do prefeito.

A patrulha...
À medida em que alguns nomes começam a surgir para secretários, a patrulha para jogar areia na possível indicação dá o ar da graça. Para, claro, minar e desgastar o nome... O motivo: querer o lugar para si ou para algum aliado. Há também segmento que não gosta do perfil do nome cotado para o cargo.
Pode não ser ético, mas faz parte do velho jogo político. É pressão lá e cá!


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como foi o último pronunciamento de Jorge Pozzobom como prefeito de Santa Maria Anterior

Como foi o último pronunciamento de Jorge Pozzobom como prefeito de Santa Maria

Votações devem quebrar marasmo na Câmara; orçamento para 2025 está entre as pautas Próximo

Votações devem quebrar marasmo na Câmara; orçamento para 2025 está entre as pautas

Jaqueline Silveira