
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)
Ganha força na Assembleia Legislativa (AL) a criação da Comissão de Meio Ambiente e Mudança Climática com a onda de calor escaldante no Estado e que motivou a suspensão do início das aulas na rede estadual de ensino. A proposta tramita no Legislativo gaúcho desde o ano passado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O pedido foi feito pelo deputado Miguel Rossetto (PT) após a catástrofe climática no Estado, que matou quase 200 pessoas entre o final de abril e início de maio de 2024. Atualmente, o tema é tratado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O petista propõe o colegiado específico para tratar de políticas de prevenção e das legislações, inclusive das flexibilizações ocorridas.
A proposta tem adesão de deputados de diferentes campos ideológicos, mas o maior aliado de Rossetto tende a ser um colega de partido: Pepe Vargas, atual presidente da Assembleia e que tem como pauta de sua gestão o desenvolvimento sustentável.
– Penso que a correção disso passa pelo que o deputado Miguel Rossetto está propondo, que é a criação de uma Comissão Permanente de Meio Ambiente e Mudança Climática porque senão o Meio Ambiente sempre fica secundarizado – afirmou Pepe, na época em que o colega apresentou a proposta de criação da comissão.
Tratar dos impactos do clima é imprescindível e precisa ser agora, não há tempo para deixar para o futuro.