JAQUELINE SILVEIRA

Bancada gaúcha deve discutir nesta terça-feira alternativa para o projeto do ICMS

Bancada gaúcha deve discutir nesta terça-feira alternativa para o projeto do ICMS

Foto: Fernando Guimarães (Divulgação)

Reunião deu início à mobilização para alterar um dispositivo da reforma tributária

Na tarde de segunda-feira (20), a coordenadora da bancada gaúcha, deputada federal Any Ortiz (Cidadania), promoveu uma reunião com deputados estaduais e representantes da Secretaria Estadual da Fazenda na Assembleia Legislativa e deu início à mobilização para alterar um dispositivo da reforma tributária. E evitar, assim, o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na última quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) enviou ao Legislativo gaúcho o projeto que prevê a alteração de 17% para 19,5% das alíquotas do ICMS para, segundo ele, amenizar os impactos da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.
Isso porque uma alteração feita pelos senadores prevê que o cálculo da fatia do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) recebida pelos Estados será com base na média de arrecadação da cada unidade de 2024 a 2028. Por esse motivo, Estados querem aumentar as alíquotas para evitar perda de receita. Como a reforma voltou para a Câmara analisar novamente o texto devido às mudanças no Senado, a deputada diz que o objetivo é alterar essa regra e projetar essa divisão no passado, de 2021 a 2023, por exemplo, e não no futuro.


No final da tarde desta terça-feira, em Brasília, a deputada pretende reunir a bancada gaúcha para tratar sobre a elaboração de uma emenda com a proposta. Any destacou também que será importante a mobilização de bancadas de outros Estados e dos próprios governadores na busca de apoio para aprovar a alteração. A Câmara tem 513 deputados, desses 31 são gaúchos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O futuro de Tony Oliveira em 2024 e área da Ulbra na pauta da Câmara Anterior

O futuro de Tony Oliveira em 2024 e área da Ulbra na pauta da Câmara

Santa Maria ocupa topo de ranking estadual  na captação de fundos da Criança, Adolescente e Idoso Próximo

Santa Maria ocupa topo de ranking estadual na captação de fundos da Criança, Adolescente e Idoso

Jaqueline Silveira