
Foto: Mateus Ferreira (Diário)
De autoria do vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, na sessão desta terça-feira (20), a constituição da Frente Parlamentar Com-Ruas “em defesa da população em situação de rua e pela elaboração de políticas públicas de acolhimento e inclusão”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em seu pronunciamento, além de citar um diagnóstico de 2023 realizado pelo projeto UFSM nas Ruas sobre o perfil desses moradores, disse que é fundamental ter “um espaço permanente” para propor “ações concretas”, como alimentação, moradia, acolhimento, emprego e renda. Ainda frisou que, de 2023 a 2024, ocorreu um aumento de 56,4% da população em situação de rua em Santa Maria, somando 391 pessoas.

A iniciativa, que teve o auxílio do Grupo de Pesquisa e Intervenção à Juventude e Coletivos Urbanos, da Universidade Franciscana (UFN), recebeu o apoio amplo de colegas – oito parlamentares se manifestaram no microfone – pela relevância do tema, ainda mais com a proximidade do inverno. Integrantes do grupo e moradores, inclusive, acompanharam a sessão.
É essencial que essa frente possa propor ações efetivas, junto com a prefeitura, para fazer a diferença em prol de quem vive as agruras da rua.
Diagnóstico
Confira dados levantados a partir de uma pesquisa realizada, em 2023, com moradores em situação de rua pelo projeto UFSM nas Ruas:
- Cerca de 90% sabem ler e escrever;
- Em torno de 60% tem Ensino Fundamental incompleto;
- Mais de 60% estão todos os dias na rua;
- Quase 50% aponta higienização como maior dificuldade de viver nas ruas;
- Em torno de 96,46% desses moradores querem sair da rua;
- Sobre o que mais gostam em Santa Maria, entre 35% a 40% dos entrevistados apontaram a ajuda da população.
Leia mais: