Por unanimidade, o Legislativo de Santa Maria aprovou na sessão de terça-feira o projeto que assegura o funeral gratuito a doadores de órgãos para transplante. A proposta prevê também que, em caso do óbito ocorrer no hospital ou em unidade da rede de saúde pública, a comunicação aos familiares ou aos responsáveis pelo doador sobre a gratuidade do serviço funerário.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Autor da iniciativa, o vereador Paulo Ricardo (PSB) se recupera de uma cirurgia e não pôde participar da sessão. Coube à petista Marina Callegaro, relatora na comissão especial encarregada de analisar o projeto, fazer a defesa da proposta. “A gente tem de tratar mais desse tema, falar mais da doação de órgãos, que é tão relevante. Isso é uma ação humanitária, é um projeto com um grande significado na vida das pessoas”, afirmou a vereadora. Ela frisou que o assunto ganhou visibilidade recentemente pelo transplante de coração ao qual o apresentador Fausto Silva foi submetido.
Marina destacou, ainda, que a iniciativa do socialista Paulo Ricardo poderá estimular a doação de órgãos. Sem dúvida, há muito mérito na proposta, que, aliás, foi apresentada bem antes de o tema ganhar grande repercussão nos principais veículos de comunicação do país envolvendo o caso do Faustão. O projeto foi protocolado no mês de abril deste ano.