O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão completou uma semana na última sexta-feira (6). Com mais ou menos tempo, os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria – Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) – já mostraram algumas das estratégias de campanha aos eleitores. Confira abaixo um resumo dessa primeira semana. A ordem é alfabética.
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Tempo escasso
Com escassos 23 segundos no horário eleitoral no rádio e na TV, o candidato do PSol, Alidio da Luz, repetiu na maioria dos dias da semana a mesma propaganda com uma rápida apresentação como o nome do partido e também de sua vice, Marisa Carvalho.
Em relação às propostas para governar a cidade, ambos chamaram para as redes sociais. Os programas abriram e fecharam com as deputadas Fernanda Melchionna, e Luciana Genro. Alidio encerrou a semana focando no transporte público com críticas ao serviço.
DNA dos adversários
Além de se apresentar aos eleitores, o representante do Novo, Giuseppe Riesgo, propôs uma administração moderna com a ajuda da tecnologia. Em pouco mais de um minuto por bloco, aproveitou para centralizar a propaganda, principalmente, em iniciativas na área da saúde com foco no futuro. Na reta final da primeira semana, mirou em Roberta Leitão (PL), Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB), nessa ordem.
Afirmou que “tem gente dizendo que é a verdadeira direita”, “gente dizendo que não é a verdadeira esquerda” e “gente dizendo que é de centro e nem consegue se posicionar”. Para se diferenciar dos adversários, Riesgo apresenta-se como “a verdadeira mudança”.
Aparição relâmpago
Com 13 segundos por bloco e com uma pendência em relação à candidatura devido à situação do PRD com a Justiça Eleitoral, Moacir Alves estreou depois que outros prefeituráveis já participavam do horário eleitoral gratuito havia três dias. Em sua aparição relâmpago, o dentista tem se limitado a uma frase: “Eu tenho as mãos limpas, mãos limpas de operário da saúde”, além de citar seu número.
Por uma chance
Nome do PDT à prefeitura, Paulo Burmann apostou suas fichas na primeira semana do horário eleitoral, especialmente, na educação, bandeira de Leonel Brizola com a implementação do ensino em tempo integral por meio dos Cieps (Centros Integrados de Educação Pública). Também destacou sua experiência como gestor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por dois mandatos.
Por fim, nos seus 26 segundos de tempo na propaganda, pediu uma chance aos eleitores para governar a cidade e resolver problemas antigos.
Metralhadora giratória
Na primeira semana de horário eleitoral, a candidata Roberta Leitão (PL) não poupou nenhum dos outros concorrentes. Sua metralhadora giratória tem disparado em todas as direções, mas, principalmente, do PSDB, de Rodrigo Decimo, e do PT, de Valdeci Oliveira, concentrando as críticas nos partidos e seus governos. Em menor escala, Roberta atinge também o PDT, de Paulo Burmann, e o Novo, de Giuseppe Riesgo, este último mais pela aliança com o MDB.
Em relação a todos os demais postulantes ao Executivo, apresenta-se como “a verdadeira renovação”. Além de bandeiras conservadoras, ela tem focado sua propaganda, de 2min14s, em melhorias na saúde e na zeladoria da cidade. Já nos primeiros dias do horário eleitoral, exibiu o depoimento do seu grande cabo eleitoral: o ex-presidente Jair Bolsonaro, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Entre obras e se tornar conhecido
O candidato do PSDB, atual vice-prefeito Rodrigo Decimo, tem o maior tempo de propaganda – 3 minuntos e 1 segundo – e aproveitou a primeira semana para se apresentar e se tornar mais conhecido dos eleitores. Para isso, tem contado com o seu maior cabo eleitoral na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que destacou, em depoimentos, as qualidades do companheiro que o tem ajudado a administrar Santa Maria. Decimo mesclou a exibição de obras da gestão tucana com a divulgação de novas propostas em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Também adotou o discurso de que “não fizemos tudo”. A propaganda tem explorado que o representante do PSDB é um gestor que sabe dialogar com governos de direita e de esquerda, exibindo imagens de reuniões com o general Hamilton Mourão, época em que era vice-presidente da República, e da agenda com o presidente Lula em Santa Maria.
Entre o legado e o VAR
Ex-prefeito de Santa Maria por dois mandatos, Valdeci Oliveira (PT) dedicou parte dos 2 minutos 38 segundos, o segundo maior tempo, para mostrar obras feitas nos seus governos, além de destacar a sua própria trajetória e de seu vice, José Farret (União Brasil). O petista evitou o discurso da negatividade, ou seja, de terra arrasada em relação à atual gestão, observando que há “coisas boas”, que podem ser melhoradas, e “coisas ruins”. Também se desviou de fazer ataques diretos a adversários.
A propaganda da primeira semana foi muito focada na população da periferia e em propostas para a saúde, fazendo uma alusão ao VAR utilizado no futebol para comprovar que as iniciativas são viáveis. Explorou, ainda, a proximidade com o presidente Lula (PT) e com seus ministros, especialmente Paulo Pimenta (PT), que já participou do horário eleitoral. Mas o cabo eleitoral de maior peso foi mesmo Lula, que apareceu na propaganda para pedir votos ao petista.
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