Até o fim da tarde desta terça-feira (6), o sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrava candidaturas à majoritária e ao Legislativo de Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A chapa encabeçada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e pelo ex-prefeito José Farret (União Brasil) foi a primeira a ser registrada no sistema para análise. Ao total, são sete candidaturas à prefeitura. Uma das exigências da Justiça Eleitoral no momento do registro é a apresentação do plano de governo.
A proposta da coligação “Vamos Juntos por Santa Maria”, de Valdeci e Farret, soma 40 páginas e está dividida em sete áreas: saúde, desenvolvimento socioeconômico, infraestrutura e mobilidade urbana, segurança, esporte e lazer, educação, meio ambiente, emergências climáticas e saúde e bem-estar animal, cultura, turismo e inovação, inclusão e desenvolvimento social e diversidades.
Além da majoritária, constam 62 pedidos de registros a vereador dos partidos Novo, PL e Republicanos. As siglas têm até 15 de abril para encaminhar os registros para análise da Justiça Eleitoral. Em Santa Maria, caberá ao juiz Ulysses Louzada fazer esse trabalho.
Família unida na disputa eleitoral
Companheira de chapa do candidato a prefeito do PSol, Alidio da Luz, a professora aposentada Marisa dos Santos Carvalho está na disputa pelo mesmo partido da filha, Alice Carvalho, que concorre à Câmara. Em 2020, Alice foi a mais votada, porém não garantiu cadeira no Legislativo por não atingir o quociente eleitoral.
A situação da família Carvalho é oposta à família Farret em que José Farret (União Brasil) concorre a vice-prefeito na chapa de Valdeci Oliveira (PT). Já sua filha, Daniele Farret, concorre a vereadora pelo PSDB, do candidato a prefeito Rodrigo Decimo.
Leia mais:
- Confira os locais de votação em Santa Maria e Itaara com mudanças para esta eleição
- Sete candidatos disputarão a prefeitura de Santa Maria
- Novidade na Câmara: agora há uma divisória entre o Plenário e as galerias