A mais importante vitrine dos candidatos, além do corpo a corpo com os eleitores, entra em exposição. O horário eleitoral obrigatório estreia nesta sexta-feira (30) e logo cedo: às 7h da manhã será a primeira veiculação em emissoras de rádio, que terá o segundo espaço ao meio-dia. Já na televisão, a propaganda será exibida no início da tarde e à noite.
Cada bloco terá 10 minutos, de segunda a sábado, e será reservado somente para as majoritárias, no caso prefeito e vice. Em Santa Maria, há sete postulantes ao cargo máximo do Executivo: Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). Já os 259 inscritos para concorrer à Câmara do município só terão espaço para se apresentarem nas inserções, ou seja, só aparecerão nos intervalos das programações das emissoras.
A definição do tempo é feita 10% de forma igualitária entre todas as siglas, e o restante, 90%, pelo número de deputados na Câmara Federal. Por isso, as candidaturas com alianças, consequentemente, têm mais tempo para apresentar as propostas aos eleitores. Com 3 minutos e 1 segundo, Decimo terá mais tempo na propaganda, uma vez que a coligação que representa tem cinco partidos: federação PSDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSB e PSD. Coincidentemente, o tucano também abrirá a propaganda hoje pelo sorteio feito na Justiça Eleitoral na sexta-feira passada. Nos dias subsequentes, haverá um rodízio na ordem de veiculação no horário eleitoral.
Em segundo e terceiro lugar com maior tempo, aparecem Valdeci Oliveira (Federação PT-PCdoB-PV e União Brasil), com 2 minutos e 38 segundos, e Roberta Leitão (PL e Podemos), com 2 minutos e 14 segundos.
Como a campanha eleitoral do 1º turno é de 45 dias, os candidatos apostam todas as fichas na propaganda no rádio e na TV para atingir a grande parcela do eleitorado – em Santa Maria, são mais de 209 mil aptos a votar –, pela abrangência das rádios e da televisão aberta, especialmente na periferia e interior do município.
Desinteresse?
Entretanto, os eleitores ouvidos pelo Diário nesta semana não demonstraram um grande interesse pela propaganda eleitoral no rádio e na TV. Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Carlos Martines comenta que a população vai se interessar mais sobre os candidatos e, consequentemente pelo horário eleitoral gratuito, na reta final da campanha. Ou seja, próximo da eleição.
Ele afirma que, embora a população tenha preconceito com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão e “ache chata”, ela “tem impacto relevante” para a decisão do eleitor em relação ao seu voto.
– Eu acho que o horário eleitoral tem certo peso ainda. E terá um efeito maior na reta final – acrescenta Martines, destacando que os debates também têm papel para marcar posição dos candidatos e sobre propostas.
Confira a divisão do tempo por partido e coligação
- Federação PSol-Rede Sustentabilidade
Alidio da Luz (PSol): 23 segundos
- Coligação “Segue teu coração” (Novo, MDB e Avante)
Giuseppe Riesgo (Novo): 1 minuito e 1 segundo - PRD
Moacir Alves: 13 segundos - PDT
Paulo Burmann: 26 segundos - Coligação “Amor e fé por Santa Maria” (PL e Podemos)
Roberta Leitão (PL): 2 minutos e 14 segundos - Coligação “Todos por Santa Maria” (Federação PDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSD e PSB)
Rodrigo Decimo (PSDB): 3 minutos e 1 segundo - Coligação “Vamos juntos por Santa Maria” (Federação PT-PCdoB-PV e União Brasil)
Valdeci Oliveira (PT): 2 minutos e 38 segundos
Confira a distribuição dos blocos
- Blocos no rádio
Das 7h às 7h10min
Das 12h às 12h10min - Blocos na TV
Das 13h às 13h10min
Das 20h30min às 20h40min