O governador Eduardo Leite (PSDB) se reúne na tarde desta quarta-feira (27) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília para fazer uma avaliação do que já foi realizado com os recursos do governo federal nos municípios mais atingidos pelo ciclone extratropical, principalmente o Vale do Taquari, região onde 49 pessoas morreram e há, ainda, nove desaparecidos. Essa será a primeira agenda no Palácio do Planalto desde que ambos assumiram os mandatos, em 1º de janeiro. Lula veio uma vez ao Estado e, inclusive, almoçou no Palácio Piratini.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT), disse que ele, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, entre outros, participam da reunião com Leite.
Já na quinta-feira, segundo Pimenta, uma comitiva do ministros virá novamente ao Rio Grande do Sul acompanhar de perto a situação do Estado, que continua sofrendo com as enchentes. No grupo, informou ele, estará a primeira-dama Janja. Lula, que foi criticado por não vir conferir de perto os estragos do ciclone e ficar na Capital Federal para o desfile do Dia da Independência e depois viajar à Índia para assumir a presidência do G-20, novamente não acompanhará a comitiva, uma vez que estará fazendo exames pré-operatórios para a cirurgia no quadril sexta-feira. Já em relação à primeira-dama na comitiva, é mais um ato símbolo depois que ela foi criticada por fazer uma dancinha diante da tragédia e publicar nas redes sociais ao chegar à Índia. “Depois da repercussão negativa, ela apagou o vídeo.