Vice-prefeito e prefeito eleito, Rodrigo Decimo (PSDB) recebeu, na segunda-feira (11), em seu gabinete, o vereador eleito Sergio Cechin e o ex-presidente Mauro Bakof, ambos do Progressistas, partido que deu sustentação à coligação encabeçada pelo PSDB e que saiu vencedora das urnas. E mais que isso: ajudará a governar a cidade com a vice-prefeita Lúcia Madruga.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Pelo tamanho e importância na aliança, a sigla deverá ter um bom espaço no primeiro escalão. Sobre esse assunto, aliás, já tem progressista se candidatando a secretário e até um dizendo-se que foi convidado para uma pasta. Fique claro que não se trata dos dois que visitaram Decimo. Cechin, que retornou ao gabinete que ocupou até o final de 2020 como vice-prefeito, assumirá na Câmara, a partir de 2025. E Bakof, que é servidor público estadual, teve um papel importante nos bastidores para o Progressistas apoiar Decimo e deve participar das negociações de nomes do partido.
Secretariado?
A equipe de Decimo para iniciar o governo em 1º de janeiro deve ser conhecida em dezembro. Por enquanto, o que parece certo é que haverá uma mudança grande no atual secretariado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Até porque o futuro chefe do Executivo tem um perfil deferente, precisará compor com os partidos aliados e também por uma questão de renovação. Talvez, os privilegiados a continuarem no Centro Administrativo serão poucos.
Nesta quarta-feira (13), deverá ocorrer uma reunião com o secretariado, quando deve ser pavimentado o início da transição interna com a entrega de questionamentos aos secretários sobre as ações de governo em cada pasta.