A Polícia Federal (PF) irá investigar uma suposta fraude na filiação do presidente Lula ao Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O pedido de apuração foi determinado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Na decisão, Moraes afirma ser “fato notório” que Lula é filiado ao PT, sigla da qual é fundador.
Ao determinar a investigação, segundo a Agência Brasil, o ministro disse haver a “existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral”. Por meio de nota, o TSE informou que “há claros indícios de falsidade ideológica”.
Atividades comunitárias e capoeira nas escolas
Os dois suplentes que assumiram na Câmara de Vereadores de Santa Maria, no começo deste mês, apresentaram um projeto cada um.
Zaloar Soares (Progressistas), que substituiu Pablo Pacheco (Progressistas) por cerca de 10 dias, apresentou proposta para instituir o Dia das Atividades Comunitárias e Sociais em Santa Maria, a ser comemorado no dia 12 de fevereiro, data também do aniversário de Mariano da Rocha, fundador da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM).
A iniciativa, conforme Zaloar, é para valorizar o trabalho comunitário e, ao mesmo tempo, a contribuição de Mariano para o desenvolvimento da cidade. Ainda no período em que esteve no Legislativo, o líder comunitário reivindicou uma solução para os constantes alagamentos nas ruas Wanda de Aguiar Horta e Progresso 4, no Bairro Camobi.
Substituto de Werner Rempel (PCdoB) ao longo deste mês, Augusto Panzenhagen (PCdoB) protocolou projeto para a inclusão do ensino da capoeira na rede escolar municipal, com auxílio dos mestres, contramestres e professores da modalidade.
Conforme a justificativa da proposta, a capoeira já “faz parte dos Jogos escolares de Santa Maria (Jesma) desde 2019, pois é praticada em pelo menos cinco escolas municipais, sendo uma prática extracurricular, por decisão e apoio das direções das escolas”.