Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), junto com a vice-prefeita eleita, Lúcia Madruga (Progressistas), fez uma visita institucional à Câmara de Vereadores, na terça-feira (29). A dupla foi recebida pelo presidente da Casa, Manoel Badke (União Brasil), e pelo vice, Pablo Pacheco (Progressistas), dois aliados de Decimo. Também participou do encontro o procurador jurídico do Legislativo, Lucas Saccol Meyne.
Decimo tende a começar o governo com uma base bastante sólida no Legislativo municipal pela aliança ampla do primeiro turno e mais os partidos que se somaram no segundo turno. Dos 21 parlamentares, 10 fazem parte de siglas que apoiaram o candidato tucano desde o início ou na reta final da campanha.
📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
E há a possibilidade de o Executivo puxar um dos dois vereadores eleitos pelo PL, no caso João Ricardo Vargas, Coronel Vargas, para a base. Ele, inclusive, já foi do PSDB e até secretário de Mobilidade Urbana no governo Jorge Pozzobom (PSDB). Com isso, Decimo teria a maioria suficiente para garantir até a presidência do Legislativo.
No encontro, Badke desejou votos que a Casa, a partir da próxima legislatura, mostre-se “parceira nas pautas que deem celeridade e enfrentamento às questões mais sensíveis da sociedade”. Se Decimo souber cultivar essa base, tende a não enfrentar obstáculos. Contudo, a relação dos vereadores aliados com o governo Pozzobom nunca foi das melhores.
Partidos aliados na Casa
PSDB: 3 vereadores
Progressistas: 2 vereadores
MDB: 2 vereadores
Republicanos: 2 vereadores
Novo: 1 vereador
Leia mais:
- Famílias e funcionários da prefeitura preparam os cemitérios de Santa Maria para o Dia de Finados; confira os horários de visita e de ônibus
- Com agradecimentos, avaliações e trocas de farpas, sessão à tarde da Câmara é retomada
- Ex-candidato à prefeitura vai para a Assembleia