Jaqueline Silveira

PSol interrompe ciclo do PT no comando do DCE da UFSM

A eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria foi vencida por uma chapa ligada ao PSol: "Para virar o jogo". Liderado há bastante por uma coordenação identificada com o Partido dos Trabalhadores(PT), o DCE continuará com o comando da esquerda, porém com integrantes do PSol. Com mais de 1,2 mil votos, a chapa 1 (veja abaixo) saiu vitoriosa e interrompe um ciclo de quase duas décadas do controle da entidade pelo PT, atualmente denominada gestão "Esperançar". Nesse intervalo, um grupo ligado à direita – a Libertas – venceu uma disputa, em 2016.

 
​​​Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A votação ocorreu na terça e na quarta-feira e a apuração se encerrou na madrugada desta quinta-feira. O mandato é de um ano e a nova coordenação será constituída pelos coletivos Juntos e Alicerce, além de estudantes independentes, que não têm identificação com partidos. Candidata mais votada para a Câmara de Vereadores e não eleita devido quociente eleitoral, Alice Carvalho é apoiadora do grupo. O resultado oficial com a homologação da chapa eleita será em 16 de outubro e a posse, no dia 18, segundo a Comissão Eleitoral.


Saiba o que ocorre nos bastidores das eleições 2024


Representante da chapa vencedora, Juan Gabriel disse que a eleição é resultado de um trabalho de longa data. "A nossa vitória é um acúmulo de uma construção de muito tempo, foi reflexo de muita luta", afirmou ele. O aluno do curso de Ciências Sociais destacou que a gestão tem, entre as propostas, trabalhar pela permanência dos estudantes na UFSM, principalmente os cotistas, por meio de melhorias no transporte coletivo – inclusive com passe livre aos estudantes  – nos Restaurantes Universitários de todos os campi e em moradia. 

Chapa 2 venceu a eleição no DCE da UFSM. Ligada ao PSol, a nova coordenação será constituída pelos coletivos Juntos e Alicerce, além de estudantes independentesFoto: Divulgação

Juan também defendeu cuidados com a saúde mental dos alunos. E acrescentou que, a coordenação também tem engajamento em pautas nacionais como a revogação do Ensino Médio e pelo pagamento piso da enfermagem.


O resultado

  • Chapa 1 - Só a luta faz valer: 722 votos
  • Chapa 2-Para virar o jogo: 1.264 votos
  • Chapa 3-Voz ativa: 231 votos
  • Chapa 4 - Retomada: por uma UFSM pintada de povos: 392 votos


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De que lado Deus e Jesus Cristo estão? O embate travado na Câmara de Santa Maria Anterior

De que lado Deus e Jesus Cristo estão? O embate travado na Câmara de Santa Maria

Prefeito entrega documentação sobre PPP para análise do TCE Próximo

Prefeito entrega documentação sobre PPP para análise do TCE

Jaqueline Silveira