A Câmara de Vereadores de Itaara deverá votar hoje à noite o pedido de cassação do prefeito Silvio Weber (sem partido). Antes, a comissão processante, responsável pela análise do processo, irá ouvir o chefe do Executivo por determinação da Justiça, atendendo a um pedido da defesa de Weber sob o argumento de que o prefeito não teve direito à ampla defesa.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A comissão fez algumas tentativas de ouvi-lo que acabaram frustradas e, na última Weber foi internado no dia anterior devido a uma crise de ansiedade.
Brigada e telão
Como a situação está muito tensa em Itaara, a comissão não divulgou o horário em que o Weber prestará o depoimento hoje. Também por medida de segurança, o presidente da Câmara, vereador Edson Vasconcellos (PSB), solicitou reforço da Brigada Militar e editou uma resolução que prevê a votação sem a presença de público no plenário. A sessão será transmitida pelo YouTube e Facebook.
Também será instalado um telão no lado de fora do prédio do Legislativo para a população acompanhar. “Só fiz isso para que tudo dê certo e, por medida de segurança”, afirmou o presidente, pedindo a compreensão da comunidade.
Moradores de Itaara fazem protesto na Câmara e pressionam vereadores por cassação do prefeito
Todos os nove parlamentares votam. Como o autor do pedido é Robertson Tatsch (PSB), Mano Zimmermann, ele ficará impedido de votar e será convocado a suplente para a sessão.
Weber foi denunciado pelo Ministério Público de Porto Alegre por supostas irregularidades na prefeitura, como direcionamento de licitações e superfaturamento de contratos com desvio de recursos.