Ações de impacto do Sebrae RS em 2024: potencializando o desenvolvimento da Região Centro (parte 1)

Desde o seu princípio, o Sebrae busca fortalecer a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, atuando como um agente de transformação, conectando empreendedores a oportunidades de desenvolvimento. Em 2024, a Regional Centro do Sebrae RS, com atuação em 44 municípios, liderou diversas ações que impactaram diretamente as comunidades locais, por meio de parcerias estratégicas com entidades e atores locais. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Estes resultados contribuíram significativamente para o desenvolvimento territorial, tanto por meio de atendimentos individuais quanto coletivos. Ao final deste ano, compartilhamos – em dois artigos começando nesta edição – os principais resultados alcançados, destacando algumas ações que impactaram diretamente os empreendedores e as comunidades da região.

Sebraetec Supera
O impacto das enchentes no Estado fez com boa parte da força de trabalho realizado pelo Sebrae estivesse voltada para recuperação do espaço físico, de materiais e de insumos dos pequenos negócios atingidos. Por meio da consultoria Sebraetec Supera, na região centro, foram 155 empresas beneficiadas com reembolso de até R$ 15 mil sobre os custos com reparos, manutenção ou reposição de equipamentos e mobiliário afetados pelos alagamentos. 


Outras ações tiveram destaque, como a Assessoria de Negócios, SOS Municípios, orientação e acolhimento aos empreendedores, campanhas como o Compra do Gaúcho e Compre RS, entre outros.

Assessoria de Negócios
A Assessoria de Negócios do Sebrae RS é baseada na metodologia do Small Business Development Centers (SBDC), oferecendo assessoria individual e soluções para o desenvolvimento sustentável e de longo prazo dos negócios. Atualmente, a região possui 527 clientes em carteira, 98,2% destes afirmam que mantiveram ativos seus empreendimentos, e 57% aumentaram seu faturamento a partir do apoio do Sebrae. 


87,6% afirmaram que mantiveram postos de trabalho (295 colaboradores) e 12,3% contrataram mais colaboradores. Esses números demonstram a importância do acompanhamento contínuo, análise da real necessidade dos clientes e aplicação de soluções efetivas para os negócios.


Turismo 
O turismo na região central foi fortalecido com a entrega do Plano Municipal de Turismo de Cachoeira do Sul e do projeto de posicionamento turístico para 11 municípios do Vale do Jaguari. Destaques incluem o Roteiro Caminhos de Vale Vêneto no CBTURIS, a missão empresarial para o Connection em Gramado e o início do turismo rural em Cruz Alta.

Encadeamento Tecnológico
O Projeto de Encadeamento Tecnológico, em parceria com SmartCoop/CCGL, SESCOOP RS e Fecoagro RS, envolveu 500 produtores de 26 cooperativas no RS. A iniciativa busca digitalizar a gestão rural, utilizando o aplicativo SmartCoop para análise de indicadores produtivos e financeiros, aprimorando os resultados dos negócios rurais.

Inovação
As atividades de inovação incluíram o Santa Summit by Fórum da Reconstrução, com mais de 1.000 participantes, e o ELI Summit 2024, que consagrou o Inovacentro de Santa Maria como vencedor, destacando a liderança do RS quando o assunto são os Ecossistemas. Além disso, o Programa Start capacitou 60 empreendedores, e as missões empresariais permitiram o acesso de nossas startups a eventos estratégicos do setor.

 
Foodtech
O Dia de Campo Advanced Farm 360º reuniu mais de 500 participantes para promover tecnologias agrícolas e bioinsumos. A associação ao Parque Tecnológico Inovatec, com o Fablab Foodtech, marcou a primeira parceria do gênero entre o Sebrae RS com um parque tecnológico. Já a Semana da Inovação UFSM engajou a comunidade em experiências sensoriais de FoodTech, com 255 participantes.

Sustentabilidade
A sustentabilidade na produção pecuária avançou com consultorias em propriedades rurais, usando a metodologia SAFA, em parceria com o Frigorífico Silva, e seminários técnicos que capacitaram produtores e profissionais do setor, visando agregar valor à cadeia da carne.

Conexão Moda
O Projeto Conexão Moda, com 14 indústrias de confecção de Santa Maria, promoveu capacitações e networking para empresários e profissionais. Foram realizadas 7 capacitações e 5 consultorias por empresa, somando 787 horas, além da participação em 4 feiras. O projeto destacou-se na estruturação de processos produtivos e no redesenho de marcas das empresas participantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Economia criativa Anterior

Economia criativa

Conexão Moda: Transformação do setor de confecções Próximo

Conexão Moda: Transformação do setor de confecções

Maico Fabiano Fernandes