No início de dezembro, o Projeto Conexão Moda Santa Maria, uma iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou um encontro no V. Belga Food Hall para apresentar os resultados alcançados em 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O evento reuniu 14 empresas participantes, indústrias de confecção da cidade, com o objetivo de fortalecer a indústria da moda na região por meio de capacitações e oportunidades de networking para empresários e profissionais do setor.
Entre março e dezembro de 2024, foram realizadas sete capacitações e cinco intervenções por meio de consultorias para cada empresa.
No total, o grupo participou de 787 horas de capacitação e marcou presença em quatro feiras, seja como visitantes ou como expositoras.
Conexão Moda
O Projeto tem como objetivo fortalecer o posicionamento de marca, aperfeiçoar o planejamento comercial e melhorar a gestão e os processos produtivos das empresas, promovendo maior eficiência e competitividade. As ações estiveram focadas em três principais áreas: posicionamento de marca e redes sociais, planejamento estratégico comercial e gestão do negócio com ênfase nos processos produtivos.
Resultados
Na apresentação dos resultados, Shana Steffen, responsável pelo projeto, destacou que todas as empresas participantes alcançaram seus objetivos. Segundo ela, o maior destaque foi para as 7 empresas que estruturaram seus processos produtivos e as 8 que concluíram o redesenho de suas marcas.
– Além disso, todas as 14 empresas evoluíram nos aspectos de posicionamento de marca, organizaram seu planejamento comercial e conquistaram novos clientes, fortalecendo sua atuação no mercado. Houve também um avanço significativo na gestão de pessoas, melhorando o desempenho organizacional e o engajamento das equipes, o que reafirma a importância de capacitação, consultoria e acompanhamento estratégico para o desenvolvimento empresarial – afirmou.
Impacto para os empresários
Luiz Alexandre Portella Graciano, proprietário da VeG Confecções, destaca a importância da atuação das empresas na geração de empregos. Ele relata a sua experiência no Projeto:
– Nós, como gestores, tivemos a oportunidade, principalmente a partir das visitas técnicas, de furar a bolha. Quando eu digo isso, eu falo em relação a olhar para tecnologias que a gente pensava que estavam fora do nosso alcance, mas, daqui a pouco isso está ao nosso alcance. Se hoje eu não conseguir ter uma possibilidade de alcançar uma tecnologia de corte, eu posso contar com um colega de projeto que pode me ceder para que a gente trabalhe em conjunto. Então, são avanços que se tem a partir de iniciativas como se está tendo com esse projeto. Eu acho muito válido, estou realmente satisfeito – finaliza.
Experiência em Feiras
O ano também foi marcado pela participação em feiras importantes do setor, como a FENIN e MERCOPAR. Além disso, foram realizadas também missões empresariais e visitas técnicas em eventos do setor, como o INPIRAMAIS e a FEBRATEX. Com apoio do Sebrae RS, o grupo de empresários pode conhecer novas tecnologias em tecidos, máquinas, além da troca de experiências e geração de novos negócios.
Perspectivas para 2025
Mesmo com o encerramento das atividades em 2024, para 2025 o Projeto toma outro formato de atuação, com foco no aumento do faturamento das empresas participantes. Serão oferecidos programas de capacitação que incluem workshops e consultorias individuais em áreas como experiência do cliente, vendas, marketing digital, desenvolvimento de produtos e novas coleções. Além disso, haverá suporte para a participação em feiras do setor e consultorias de gestão. Os encontros em grupo e palestras sobre temas relevantes do setor também estão programados, proporcionando um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Para participar do projeto em 2025, entre em contato com Shana Steffen pelo telefone (55) 9 9696-0926.