“A triste realidade dos dias de hoje é a seguinte: casas grandes, pequenas famílias; mais diplomas, menos senso comum; medicina avançada, saúde precária; conhece o mundo inteiro, mas desconhece os vizinhos; alto rendimento, menos paz de espírito; muito conhecimento, menos sabedoria; agendas lotadas, pouco tempo para amar; tantos amigos virtuais, sem tempo para as pessoas reais; muitos humanos, e menos humanidade; relógios caros, e sem tempo pra nada. Se isso te disse alguma coisa, volte a valorizar o que realmente tem valor. Olhe e veja o que realmente é belo, tenha tempo de qualidade com você e em especial com Deus. A vida é muito bela pra deixar que passe assim despercebida. A vida passa muito depressa, ela é um sopro, uma vela acesa que um dia se apaga. É um começo e um fim, nascemos sem trazer nada e morremos sem levar nada, e nesse intervalo que estamos aqui brigamos por aquilo que não trouxemos, e não levaremos. Pense nisso, ame mais, perdoe sempre e tente, todos os dias, ser muito feliz”.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O autor da mensagem é Fábio Falcão, que não conhecia até então. Recebi pelo WhatsApp e resolvi partilhar com vocês. Concordo com quase tudo, principalmente com a ideia de olhar a vida como quem olha o resultado de um ultrassom do corpo e da alma, mostrando o que temos, o que somos, e como podemos melhorar.
Tenho, para mim, que a vida tem começo, sim, pelas mãos do Criador, mas não tem fim. Entre a chegada e a partida para outra dimensão temos a grande oportunidade do aprendizado e da valorização daquilo que realmente importa na busca da felicidade. Afinal, em que mundo está a felicidade? Não é sobre lugar ou tempo, mas sobre o modo como a construímos. Agora e depois.
Advogados vão às urnas
A OAB Rio Grande do Sul realizará as eleições das Diretorias e Conselhos da Seccional e das 107 subseções no dia 22 de novembro, das 9h às 17h. A novidade deste ano é que as eleições serão híbridas, com os advogados podendo votar de forma presencial ou remota (online). No Estado, duas chapas estão inscritas, uma liderada pelo atual presidente, Leonardo Lamachia, que está no cargo desde 2022, e outra por Paulo Torelly, ex-procurador-geral do Estado.
Uma terceira chapa, numa dissidência do ex-presidente Ricardo Breier, chegou a ser cogitada, mas acabou não sendo inscrita. O ex-presidente da OAB local, Péricles Lamartine Palma da Costa, faz parte da chapa da situação, como candidato a conselheiro titular da Região Central.
Agricultura familiar venderá produtos para o Husm
O Governo Federal prepara chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar pelo Hospital Universitário da UFSM. A iniciativa será viabilizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que é operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O assunto, que vem sendo tratado há algum tempo, avançou em reunião realizada na última terça-feira, 29 de outubro, entre as instituições envolvidas e organizações da agricultura familiar do Rio Grande do Sul.
Pelo acordo, pelo menos 30% dos recursos destinados pelo Husm para a compra de gêneros alimentícios serão aplicados na aquisição de alimentos da agricultura familiar. A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica assinado pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, o superintendente do hospital, Humberto Palma, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Atualmente, o Husm serve, em média, 470 mil refeições por ano.
Subseção Santa Maria
Em Santa Maria deverão concorrer duas chapas nas eleições da OAB: a chapa 10, tendo como candidata a atual presidente Juliane Korb, e como vice, Lúcio Lorenzon; e a chapa 11, com Noemy Aramburu, para presidente, e Zeno Souza, para vice.
Nos termos do art. 26 do Provimento 222/2023 do Conselho Federal, o voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB, sendo facultativo para maiores de 70 anos.
Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata
Incentivar o homem a cuidar da sua saúde é uma das metas do “Novembro Azul”, mês dedicado ao combate do câncer de próstata. Com o tema “Não deixe o câncer bater em sua próstata”, a Campanha quer promover ampla divulgação sobre o assunto. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou aos 50, sem estes fatores, devem procurar atendimento médico para a realização de exames preventivos.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!