Foto: Os Chimangos (Redes Sociais)
A Festa Mundial do Folclore, realizada a cada dois anos em Caçapava do Sul e que reúne tradições culturais de diversos países, chega em 2024, na 13ª edição do evento. Com 80 artistas de delegações internacionais e mais os grupos nacionais, a programação começa neste sábado (20) e se encerra no dia 29 de julho.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Além do Brasil, o evento promove a integração social, unindo dança, cultura e diversidade entre os povos. Esta edição conta com a participação de outros quatro países: Alemanha, com 36 integrantes; Argentina, com 14 artistas; Paraguai, com 14 pessoas; e República Tcheca, com 16 visitantes. No total, são mais de 150 artistas internacionais e nacionais envolvidos nas duas noites de espetáculos.
A programação se inicia com a recepção, no sábado (20), dos grupos pela comunidade e famílias anfitriãs, que acolhem os artistas e visitantes internacionais. Nos próximos dias, são organizados jantar de confraternização, apresentação das delegações às entidades, além de passeios pela cidade e em locais incluídos no roteiro do Geoparque Caçapava. Um desfile na Rua 15 de Novembro, no Bairro Centro, e uma missa também estão previstos. Os momentos mais esperados da Festa são os espetáculos que ocorrem nas noites de 26 e 27, no Ginásio de Esportes Dr. Cyro Carlos de Melo, conhecido como Melão. A despedida das delegações está prevista para o dia 29, marcando o encerramento da festividade.
Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de vendas, ao valor de R$15 cada noite. Crianças de até 4 anos não pagam ingresso. Haverá um ponto de coleta para doações destinadas às famílias vítimas das enchentes que atingiram os gaúchos em maio.
Para a vice-presidente do Chimangos, Giselda Albarnaz, a arte, a cultura e o Folclore estão intimamente relacionados e representam a essência de um povo.
– Vivenciar a diversidade cultural nos enriquece e nos faz crescer como nação que cultua suas tradições, e respeita, porque conhece, a cultura de outras nações. Os Chimangos promovem a cada dois anos momentos em que se pode intercambiar nossas culturas com pessoas que vêm de diversas partes do mundo e com um gesto extremamente significativo, abrem suas casas e seus corações para abrigar nossos irmãos das mais longínquas querências – destaca ela, que também é professora dos alunos da academia de danças folclóricas do Grupo.
Realizada desde 1992 no município, a tradicional Festa do Folclore é promovida pelo Grupo de Arte Nativa Os Chimangos, com apoio da Prefeitura de Caçapava do Sul, por meio da Secretaria de Cultura.
Mais detalhes podem ser obtidos no perfil do instagram @oschimangos.
Leia mais
Som nostálgico do vinil ainda reverbera; Santa Maria conta com data especial para celebrar o disco
Quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Tênis de Mesa ocorre nesta final de semana em Santa Maria
Trajetórias de homenageadas do 1º Prêmio Ana Primavesi ganham ampla cobertura do Grupo Diário